O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, afirmou que a imunidade de grupo pode ser atingida “mais no início do verão”, em Portugal. O objetivo dos 70% poderá ser alcançado se as vacinas contra a Covid-19 progredirem “a um bom ritmo”.
Foi nesta segunda-feira que Diogo Serras Lopes, secretário de Estado da Saúde, admitiu a possibilidade de Portugal atingir a imunidade de grupo no período inicial do verão. A meta para os 70% depende de “as vacinas continuarem a chegar a um bom ritmo”, avançou o secretário.
Serras Lopes afirmou que ainda estão à espera das normas da Direção Geral da Saúde (DGS) relativamente à vacina da Johnson, porém garante que a partir do momento que tiverem luz verde esta “será imediatamente administrada”. Assegurou também que “o máximo que poderá ter é algum tipo de restrição relativamente à idade, como a da AstraZeneca, neste momento.”
O secretário de Estado esteve presente no novo centro de vacinação em Portimão, inaugurado ontem, onde frisou que “a percentagem de população portuguesa vacinada não deve andar longe dos 25%”.
Relativamente à vacina Johnson & Johnson, o secretário diz que esta será “uma grande ajuda”. Para além de que “permite dar só uma vacina e considerar essa pessoa logo imunizada” e “reduz para metade o número de vacinações”.
Recorde que Portugal já administrou mais de três milhões de doses, sendo que mais de 2,1 milhões correspondem à toma da primeira dose. Quanto à taxa de imunização em Portugal, esta é de 13,5% de acordo com os resultados preliminares do inquérito serológico do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.