Home / MERCADO / Economia / A importância da gestão financeira empresarial
Carina Meireles
Carina Meireles, especialista em finanças pessoais (Foto: Divulgação)

A importância da gestão financeira empresarial

Por: Carina Meireles, especialista em finanças pessoais

Quando falamos em Gestão Financeira, rapidamente associamos aos negócios, porque só tendo uma boa e adequada gestão financeira empresarial é que é possível prosperar. Para ser possível a concretização de objetivos como a geração de lucros, não basta só olharmos para a oferta que temos para apresentar aos clientes, é também sabermos fazer uma boa gestão financeira do nosso negócio, para nos destacarmos cada vez mais no mercado, seja em que área for.

Então, tudo o que envolva finanças, dinheiro, faz parte da gestão financeira empresarial, envolvendo um planeamento, análise e controlo de todas as atividades decorrentes da empresa.

Uma gestão financeira o mais organizada e completa possível, possibilita uma otimização de recursos mais favorável, contribuindo para um desenvolvimento constante de importantes competências de crescimento do negócio, conseguindo aperfeiçoar medidas, para tornar o negócio rentável no tempo. Para que esta gestão seja o mais correta possível, é necessário um planeamento adequado dos gastos face aos investimentos, uma análise de todas as despesas e proveitos da empresa, de forma a ser possível ter um acompanhamento regular para evitar desvios e permitir um foco mais direcionado para o que interessa para a empresa prosperar: a constante melhoria na relação com o cliente, o desenvolvimento de soluções adequadas ao negócio, a criação de valor, o destaque e crescimento no mercado, o incremento nas vendas, etc.

Então no planeamento, devemos considerar as entradas e saídas de dinheiro do seu negócio, de forma a ser possível uma análise real da situação económica da empresa, no presente, e criar previsões futuras, bem como a criação de estratégias de atuação e diferenciação no mercado, pela redução de custos, através da criação de planos de orientação a curto e médio longo prazo.

A análise deve ser regular e permitir direcionar esforços, para que se consiga perceber o que entra e sai da tesouraria da empresa e se está a ser bem feito, de que forma é calculada a necessidade de investimento, etc., permitindo desta forma a tomada de decisão mais acertada para a obtenção de resultados positivos.

E finalmente, o controlo passa por ter tudo registado relativamente ao que entra e saí da empresa, despesas que o negócio tenha de forma regular, contas a pagar e a receber e outro tipo de movimentações que possam estar a ser feitas e das quais é preciso que haja um controlo mensal, de forma até, a criar estratégias de crescimento e aperfeiçoamento dos valores que são considerados para investimentos, como sendo ou não os mais adequados.

Logo, a verdadeira importância da gestão financeira empresarial, passa por aumentar a geração de lucros líquidos, crescendo desta forma o património empresarial. Ter uma gestão ideal das finanças empresariais, permite também poder ter a real perceção da situação financeira da empresa, de forma a ser possível a criação de estratégias para otimização de tempo e recursos, naquilo que irá permitir a empresa crescer e se destacar no seu negócio e podendo identificar as reais necessidades de cada departamento da sua empresa.

Portanto, saiba que uma boa decisão deve ser feita sempre com a parte das finanças bem gerida e organizada, como uma mais valia com impactos a curto prazo.