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Carina Meireles
Carina Meireles, especialista em finanças pessoais (Foto: Divulgação)

Quatro erros que uma PME deve ter em atenção

Por: Carina Meireles, especialista em finanças pessoais

Gerir um negócio é cada vez mais um desafio para muitas empresas, estando cada vez mais atentas ao que as rodeia. Mas nem sempre é assim e para um empreendedor, é importante perceber que erros podem as empresas cometer e como devemos olhar para eles de forma mais proativa.

Aqui ficam alguns deles:

1 – Não separar a conta do negócio da conta pessoal. Esta é uma situação que ainda acontece, principalmente quando se inicia um negócio, mas que deve ser bem analisado e separado logo de raiz. Existem alternativas no mercado, nomeadamente em bancos online, onde pode ter contas sem despesas, logo antes de começar o seu negócio, analise as alternativas no mercado de forma a poder também poupar nos custos de manutenção de conta e separar as contas, porque caso não o faça, vai acabar por perder o controlo dos gastos e gastar o que não devia. Não deve pagar as contas no negócio com o seu dinheiro pessoal.

2 – Não controlar corretamente o stock do seu negócio, mesmo sendo ele online. Uma das coisas que em muitos negócios faz ter dinheiro empatado, passa muito por não ter uma gestão adequada de stocks, fazendo com que não sabia exatamente o que tem dentro de portas e como escoar esse mesmo stock. Isto implica muitas vezes custos adicionais, que se fosse bem controlado e acompanhado com regularidade, evitaria esta preocupação e gastos adicionais.

3 – Achar que não precisa de ter formação, porque a experiência chega. A experiência chega, mas não é tudo, para que consiga ser bom aquilo que faz, no produto ou serviço que vende ao cliente, tem de estar constantemente a aprender, a querer saber mais, a pesquisar novas ideias, etc. Desta forma vai estar sempre um passo à frente no seu negócio e vai poder trazer algo de novo, sendo valorizado pelo cliente, logo a constante aprendizagem é fulcral, para o seu desenvolvimento pessoal e profissional a curto e médio longo prazo.

4 – Não ter um software adequado ao seu negócio, porque olha para este ponto como um custo. Devemos pensar que, o que implique trazer um valor acrescentado para o cliente e também para a empresa, deve ser considerado como uma forte aposta, que lhe poderá trazer frutos no presente e no futuro. É fundamental perceber verdadeiramente quais serão as mais valias no tempo, por exemplo, com um software adequado à gestão da sua empresa que lhe permita ser rápido, eficiente e eficaz na resposta ao cliente.

Logo, aprenda com estes possíveis erros e olhe para o seu negócio constantemente, como forma de perceber o que pode fazer de melhor por si e pela sua empresa.