Home / MERCADO / Economia / Greve na Transtejo e Soflusa com 100% de adesão
Soflusa Transtejo greve barcos lisboa tejo
Até ao balanço das 08h20 a adesão dos trabalhadores era de 100% (Foto: Pixabay)

Greve na Transtejo e Soflusa com 100% de adesão

No segundo (e último) dia de greve parcial dos trabalhadores da Transtejo e Soflusa, até às 08h20, a adesão era de 100%, como refere o sindicato.

As empresas que asseguram a ligação fluvial entre a margem sul do Tejo e Lisboa, Transtejo e Soflusa, estão em greve parcial dos trabalhadores desde ontem. Neste que é o segundo e último dia, a adesão é de 100% nas duas empresas. O motivo que levou aos trabalhadores a convocar esta paralisação deve-se a uma reivindicação salarial.

Carlos Costa, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) e do Sindicato dos Transportes Fluviais, afirma que “até cerca das 08h20, a adesão ao nível da operacionalidade é de 100% nas duas empresas”, pelo que “não há navios a circular”.

A greve vem em consequência de uma reunião “inconclusiva” entre os trabalhadores e a administração das empresas, realizada no passado dia 30 de junho. “Colocamos, novamente, a questão à empresa de qual era a disponibilidade para negociar e a resposta que a empresa deu foi exatamente a que já tinha dado antes. Ou seja, não tem nada a dizer aos sindicatos. Portanto, tudo ficou na mesma”, explicou Paulo Lopes, da FECTRANS.

Recorde que nos passados dias 16 e 17 de junho, os trabalhadores da Transtejo e Soflusa realizaram uma greve parcial devido ao facto da empresa manter a sua visão de não aumentar os salários. A Transtejo assegura as ligações fluviais entre Cacilhas, Montijo, Seixal e Trafaria/Porto Brandão, e a Soflusa pela ligação do Barreiro ao Terreiro do Paço.