Terça-feira, Julho 1, 2025
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“As empresas devem rever as suas políticas de cibersegurança” – Ian Parkes

Por: João Carreira

As ferramentas eletrónicas aumentaram exponencialmente durante e após a pandemia da Covid-19, neste sentido, e pela importância da possibilidade do teletrabalho nos tempos que correm, é necessário preparar as empresas para se protegerem da melhor forma perante possíveis ataques cibernéticos.

Ian Parkes, co-fundador da Coleman Parkes Research, com mais de 30 anos em pesquisas de mercado B2B e especialista em pesquisa de negócios, especialmente focado em questões de tecnologia, tendências e desafios, em entrevista à PME Magazine, explica-nos como as empresas se podem preparar para este novo mundo tecnológico.

PME Magazine (PME Mag.) – Como surgiu a ideia de fundar a Coleman Parkes Research? Como analisa o trabalho desenvolvido nos últimos anos?

Ian Parkes (I. P.) – A Coleman Parkes foi fundada com a premissa de que a investigação tem de ser guiada pelo conhecimento e colocada em prática. A indústria da investigação concentra-se muito nos dados e não no conhecimento e pretendíamos mudar essa questão. Além disso, como uma pequena empresa, queríamos apostar fortemente na experiência do cliente. Procuramos ir mais longe em todo o trabalho que fazemos e trabalhamos em estreita colaboração com os nossos clientes.

Nos últimos anos, o foco do nosso trabalho está centrado na transformação digital e segurança cibernética, e tem havido muito interesse do cliente em materiais de liderança inovadora e na conquista de uma posição no mercado com base na investigação que fazemos. Focamos a nossa investigação no entendimento de que a transformação digital não é apenas uma questão de TI, mas também um alinhamento de todo o negócio e exige uma mudança na cultura e nas práticas de trabalho, bem como a implementação de soluções digitais. No ciberespaço, o foco tem sido na mitigação de ameaças por meio da compreensão de quais as ameaças existentes, como se manifestam e como geri-las de maneira adequada.

PME Mag. – Na sua opinião, as empresas estão conscientes do problema e das ameaças que acompanham a transição digital?

I. P. – Creio que existe um conhecimento geral dos problemas e das ameaças que acompanham a transição digital, mas, para muitos, o conhecimento é muito limitado e as empresas estão sujeitas às ameaças, que podem chegar através de dispositivos móveis, redes wi-fi ou até mesmo ataques realizados a partir dos Bots dos sites, etc…  Além disso, a transição digital é vista mais como um problema de TI do que como um verdadeiro problema do negócio, o que também traz desafios para as empresas. Dentro das PME, existe o desafio adicional de que as pessoas desempenham várias funções e pode não haver uma pessoa focada na atividade digital. Também acho que as pessoas subestimam o impacto que a transição digital pode ter na cultura de uma empresa. É importante que qualquer mudança para o digital se encaixe na cultura e nos valores do negócio e não os afete negativamente por causa da transição.

PME Mag. – De que forma é que as empresas se podem proteger no que toca à questão da cibersegurança e como podem formar os trabalhadores nesse sentido?

I. P. – Claramente, a principal forma das empresas se protegerem é por meio do uso de soluções de última geração com foco na segurança móvel e também na segurança wi-fi/banda larga. Sabemos que as empresas estão muito preocupadas com malware, ransomware, phishing, etc. e precisam de soluções implementadas para gerir esses riscos.  Essas soluções, de acordo com a investigação que realizamos para a Allot, devem vir na maioria do Fornecedor de Serviços de Telecomunicações (CSP) que deve fornecer proteção no dispositivo móvel ou no wi-fi do trabalho. Obviamente, há também a questão do seguro cibernético, que, no entanto, funciona como uma mitigação de risco após o facto, em oposição à implementação proativa de soluções de segurança cibernética para proteger todos os dispositivos. Em termos de formação dos trabalhadores, é necessário reforçar constantemente o cuidado na utilização do dispositivo móvel/telemóvel e identificação de possíveis ataques. A formação dos funcionários é essencial para criar um ambiente de “pensar primeiro” e “agir depois”. Além disso, a formação deve focar-se nas melhores práticas de comunicação e como evitar violações na segurança. Estes temas devem ser continuamente revistos e atualizados porque as ameaças mudam e a sua natureza também. A melhor abordagem para qualquer empresa para garantir que tem a proteção certa de cibersegurança é a proteção de nível um nos dispositivos móveis de que necessitam. Desta forma, deve formar os seus funcionários e reforçar constantemente estas mensagens ao longo do ano.

As empresas, e particularmente as PME, devem rever as suas políticas e abordagens de cibersegurança, garantindo que soluções implementadas estão atualizadas e que fornecem proteção contra as novas ameaças que estão prestes a surgir.

PME Mag. – Que conselhos daria às empresas, nomeadamente as PME, para prevenir este tipo de ataques?

I. P. – O principal é garantir que os seus dispositivos estão protegidos por softwares de cibersegurança de última geração. Existem muitas opções ou “downloads gratuitos”, mas todos têm limitações. É melhor ter uma solução de cibersegurança especializada para dispositivos móveis e banda larga/wi-fi dentro da empresa. As conversas com os fornecedores de serviços são fundamentais para que as PME entendam que nível de proteção o fornecedor é capaz de oferecer. Pode até ser necessário mudar para um outro fornecedor que possa prover melhor qualidade e nível de proteção. A nossa própria investigação em Portugal mostrou que existe abertura em mudar para um novo fornecedor se estiver em causa uma possível solução que melhore a qualidade da proteção. Além disso, as empresas, e particularmente as PME, devem rever as suas políticas e abordagens de cibersegurança, garantindo que soluções implementadas estão atualizadas e que fornecem proteção contra as novas ameaças que estão prestes a surgir. Os cibercriminosos estão a tornar-se cada vez mais inteligentes e sofisticados, portanto, é necessário haver maior diligência na gestão da cibersegurança em todas as organizações. Ataques recentes de ransomware de alto perfil são evidências de que é necessário estar muito focado na segurança.

PME Mag. – Quais são os principais desafios em termos de segurança e proteção de dados que as empresas mais enfrentam, tendo em conta o regime de teletrabalho?

I.P. – Para mim, as empresas enfrentam vários desafios. Garantir que todas as comunicações são seguras e cumprem as necessidades regulamentares é um desses casos. O RGPD é o foco principal e todas as comunicações de dados precisam de ser protegidas. Estarem conscientes de possíveis ataques e de como estes podem manifestar-se também é um desafio, uma vez que a natureza das ameaças muda constantemente. Sensibilizar toda a organização sobre segurança e gestão de dados também é um desafio, pois a robustez de segurança de uma empresa só é forte até à sua parte mais fraca! Criar uma cultura com foco na segurança e gestão de dados é essencial para todas as empresas. Obviamente, trabalhar em casa devido ao Covid-19 criou desafios adicionais em termos de garantir que a rede é totalmente segura e o acesso também seja seguro de todos os pontos. Existiu também a necessidade de garantir que a rede doméstica dos funcionários que trabalhavam em casa tivesse os níveis adequados de segurança associados.

À medida que a transição digital continua, as empresas enfrentarão cada vez mais uma maior gestão de dados, portanto, precisam das políticas, práticas e formações certas para garantir que permanecem seguras. A comunicação regular com o seu fornecedor de serviços sobre segurança será fundamental e a colaboração com terceiros também será importante.

PME Mag. – Para si, qual considera ser a razão pela qual existem cada vez mais ataques informáticos às organizações? E porque é que estes aumentaram durante a pandemia?

I. P. – O aumento de ataques a computadores de organizações deve-se, entre outras coisas, ao impacto do crime organizado, terrorismo cibernético financiado pelos estados, o volume de atividade digital realizada e a proliferação de dispositivos. Com as empresas cada vez mais habilitadas digitalmente, há cada vez mais áreas onde podem ocorrer ataques cibernéticos. Além disso, as empresas não estão a acompanhar a solução de segurança necessária para ficar à frente das ameaças que vão surgindo e não conseguem realizar revisões regulares das soluções e dos sistemas para garantir que estão sempre seguras. Nas PME, há também a questão da propriedade de gestão de ameaças e da garantia de que alguém realmente assume a responsabilidade pela gestão do sistema em vigor.
A pandemia gerou um aumento dos ataques, à medida que mais e mais pessoas trabalhavam em casa e as empresas não conseguiam garantir que as redes domésticas fossem tão seguras quanto as corporativas. Além disso, as pessoas usavam dispositivos pessoais para atividades de trabalho, o que significava que os ataques poderiam aumentar. A pandemia provocou um aumento exponencial do trabalho em casa e do tráfego na rede, o que significou que havia mais oportunidades para ataques cibernéticos.

PME Mag. – Que novos problemas poderão surgir tendo em conta a expansão digital e, por sua vez, da aplicação da inteligência artificial nas empresas?

I. P. – A expansão digital aumentará claramente o volume de tráfego e dados partilhados, e, portanto, a possibilidade de mais ataques. Os criminosos também se estão a tornar mais sofisticados, o que aumentará os ataques. A aplicação de IA dentro das empresas também pode levar a mais ameaças para as empresas, pois há um desejo claro de mais dados digitais. A IA exigirá cada vez mais interações com clientes e funcionários, e potencialmente fornecerá mais oportunidades para ameaças, por isso é essencial que as soluções de segurança certas estejam disponíveis e sejam capazes de se adaptar às mudanças do mercado e aos volumes de dados partilhados existentes. Além disso, existe a ameaça de que ao usar a IA os dados são realmente os dados corretos, ou seja, a segurança é fundamental. Por exemplo, um retalhista que baseava novos volumes de vendas em dados impulsionados por um ataque de bot estaria claramente sujeito a um grande impacto financeiro e comercial. Da mesma forma que mais e mais dispositivos são usados ​​para comunicação, mais pontos de ataque precisam de ser protegidos.

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Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

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Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

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-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


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a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

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