Foi anunciado na passada sexta-feira, pela Galp e pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), a assinatura de três empréstimos para projetos relacionados com a energia solar e a mobilidade elétrica, num valor total de 406 milhões de euros.
Segundo o Jornal Público, serão dispensados 325 milhões de euros para a Galp, pelo Banco Europeu de Investimento, com o objetivo de financiar parques solares em Espanha. De seguida, será calculado se numa fase posterior os projetos receberão um novo empréstimo de 325 milhões de euros para a modalidade de project finance.
Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do BEI e ex-secretário de Estado das Finanças, emprestará ainda 40 milhões de euros à Galp para subsidiar as quatro centrais fotovoltaicas com 144 MW de potência, que a petrolífera está a construir em Alcoutim, no Algarve.
É esperado que o projeto “contribua para o desenvolvimento do mercado de infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, melhorando o desempenho tecnológico, reduzindo os custos iniciais de equipamento, e mobilizando investimentos nas indústrias de veículos elétricos”, destaca a Galp.