Segundo o estudo da Netsonda desenvolvido para a Worten, 89% dos portugueses afirma que irá comprar produtos nas campanhas da Black Friday, sendo que 56% irá fazê-lo de igual forma, isto é, online e nas lojas físicas.
A empresa Tlantic, especializada em software de gestão, revelou esta quarta-feira, 17 de novembro, como é que os comerciantes se devem preparar para um dos dias mais esperados do ano, tanto para os compradores como para as marcas.
Paulo Magalhães, CEO da Tlantic afirma: “Contra todas as previsões e ao contrário dos primeiros formatos da Black Friday, podemos observar uma tendência que poucos esperavam: muitas empresas que costumavam operar online agora planeiam abrir as lojas físicas e, assim, apostar em ofertas e promoções também nesses espaços A loja desempenha um papel fundamental para qualquer setor e a principal razão é que muitos consumidores preferem ver, tocar e experimentar os produtos antes de os comprar, não só no seu dia a dia, mas em datas muito aguardadas e de alto consumo, como a Black Friday”.
De acordo com a Tlantic, prevê-se que quase nove em cada dez portugueses planeiem fazer compras durante a Black Friday e desembolsar, em média, 327 euros, ou seja, mais cinco euros do que o ano passado.
Os principais conselhos dados pela empresa para enfrentar este dia são os seguintes: apostar no omnicanal; considerar ações e ativações no ponto físico; oferecer envios e devoluções gratuitos e pickups na loja; fornecer recomendações personalizadas; rever inventários; reduzir as filas e otimizar a experiência do cliente.
Conhecido como Black Friday, este irá realizar-se no dia 26 de novembro, sendo o dia de descontos mais popular a nível mundial, marcado pelo grande volume de compras em lojas virtuais e plataformas de ecommerce.