O Banco de Portugal anunciou esta quinta-feira um aumento de atividade económica em relação à terceira semana de novembro, face à semana anterior, num período em que o número de casos de Covid-19 está a aumentar.
“O indicador diário de atividade económica (DEI), que retrata em tempo quase real a evolução da economia portuguesa, aponta na segunda semana de novembro para uma variação superior à da semana anterior”, afirma a nota reguladora da banca.
Já se fala numa quinta vaga da pandemia e o Governo está a preparar as novas regras, sendo este o tema principal do Conselho de Ministros desta quinta-feira.
Com um número acima das mil infeções diárias e um aumento progressivo dos internamentos, é exigido novamente o certificado digital para acesso a restaurantes, assim como o uso obrigatório de máscaras em grandes eventos, espaços comerciais, reforçando ainda a necessidade de testes, de vacinação e de nova recomendação ao teletrabalho.
De acordo com o website Dinheiro Vivo, os especialistas defendem a aceleração do ritmo da administração da terceira dose para o reforço da imunização contra a covid-19, e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) vai autorizar a vacina para crianças dos 5 aos 11 anos.
Por outro lado, o ministro das Finanças, João Leão rejeita a ideia de que as restrições que venham a ser determinadas pelo Governo para acalmar a quinta vaga afetem a atividade das empresas, garantiu o governante numa entrevista à Rádio TSF.