A Michael Page, empresa de recrutamento anunciou um aumento na procura de novos perfis no setor dos seguros, principalmente na área da grande Lisboa, no último trimestre deste ano. Este aumento tem-se mantido consistente desde o último trimestre de 2020, apoiado pelo aparecimento de novas funções profissionais.
Entre as novas funções destacam-se a de cyber risk specialist, startups lead, D&I director or lead, assim como um crescimento de função de affinities manager, sendo que o mercado português regista ainda uma enorme procura de candidatos com experiência em inovação e transformação.
Em comunicado, a Michal Page refere que o setor segurador continua a ser uma forte aposta no setor bancário e um pilar estratégico, nomeadamente através do canal bancassurance, tendo vindo a registar um crescendo em seguradoras associadas a bancos.
Inês Paes de Vasconcelos, senior associate manager e responsável pela área de insurance da Michael Page afirma: “A procura de talento no setor dos seguros tem registado um aumento constante desde final de 2020. As tendências estruturais, tais como a digitalização enquanto chave para um maior crescimento da produtividade e para acelerar o progresso rápido, e a descarbonização, são vitais para uma mudança do setor a longo prazo, que cada vez mais tem de responder aos ciber riscos e às novas exigências ambientais”.
Em relação ao dinamismo do setor que se vive em Portugal, este é ainda caracterizado pela elevada mobilidade profissional, tendo provocado um aumento da oferta salarial. A preocupação em reter talento traduz-se então numa evolução ao nível da oferta de salário e na necessidade de aumentar os pacotes salariais com fringe benefits.
A flexibilidade, o trabalho remoto, o apoio à educação dos filhos, os PPRS e Fundos de Pensão, até mesmo o uso da viatura da empresa para determinadas funções de gestão, encontram-se entre os benefícios mais valorizados no âmbito da remuneração variável dos candidatos.