Sábado, Fevereiro 1, 2025
InícioEmpresas“Para estarmos nas redes sociais tínhamos de nos adaptar” - Carla Pires

“Para estarmos nas redes sociais tínhamos de nos adaptar” – Carla Pires

Por: Margarida Duarte

 

Carla Pires, gestora de marketing de influência da Ruika, através da Cottonhat, é a entrevistada deste mês no Influencia-me. Entre prestações de serviços e reposicionamento de marcas, a responsável fala-nos sobre o percurso estratégico da marca Ruika, do novo olhar sobre o target atual e principalmente das parcerias com influenciadores, nomeadamente com Olívia Ortiz.

Atualmente, Carla Pires trabalha com a Ruika no sentido de gerir as redes sociais e articular todo o conteúdo da mesma com influenciadores, com o principal objetivo de aumentar a notoriedade da marca portuguesa de calçado e arranjar estratégias de criação de conteúdo mais dinâmicas e chamativas.

A Ruika é uma marca vocacionada para o mercado B2B, por estar à venda em lojas contudo, Carla Pires refere que não havia identificação por parte do consumidor final, isto é, “o consumidor final até poderia saber que a marca existia, mas não a reconhecia, não identificava os seus valores”.

“Começámos a perceber que se calhar aquilo que era o nosso target inicial deixou de ser verdade, esse target começou-se a moldar para um outro tipo de público e para estarmos nas redes sociais tínhamos de nos adaptar a este novo público”, conta à PME Magazine.

No que toca à escolha dos influenciadores, um dos critérios principais é o alcance, ou seja, quanto maior for o alcance dos influenciadores, maior será o reconhecimento da marca. Outro ponto chave é “a sua estética, os seus valores e a sua forma de estar reflitam moda”.

“Queremos associar Ruika à moda”, vinca.

A escolha da Olívia Ortiz para a evolução deste processo focou-se essencialmente nestes pontos, como explica Carla Pires: “Chegámos à Olívia sobretudo pelo alcance dela, pelo reconhecimento que as pessoas têm dela, pela sua criação de conteúdos de moda”.

Olívia Ortiz
Olívia Ortiz é uma das influenciadoras que trabalha com a Ruika (Foto: Divulgação)

 

A gestora de marketing de influência da Ruika olha para esta parceria como uma forma de aproximar as pessoas à realidade comum, “porque, muitas das vezes, o que acontece as influenciadoras não refletem a realidade do dia-a-dia”.

“Convinha-nos trazer aqui uma certa dose da realidade e uma certa dose de proximidade com o consumidor final”, acrescenta.

A parceria, que já tem duas temporadas com quatro estações do ano, desenvolve-se através da criação de conteúdo por parte da própria Olívia Ortiz que mostra por exemplo um look ou como esta se relaciona com a marca, dando um feedback importante à Ruika sobre aquilo de que o público gosta.

O trabalho com a influenciadora é feito apenas através do digital com a criação de conteúdo para as redes sociais, todavia, no caso de outras influenciadoras que ajudam em ativações mais pequenas, a Lara Carrasco é um exemplo como menciona Carla Pires: “Fizemos uma ativação offline, ou seja, se chegarem às lojas parceiras da Ruika terão materiais de pontos de venda onde teremos a imagem da Lara”.

Esta ligação possibilitou, de forma gradual, o reconhecimento da Ruika como uma marca de tendência e com valores bem definidos.

“Conseguimos chegar cada vez a mais pessoas, arriscar numa estética mais tendência, se calhar podemos ir buscar outros influenciadores de nicho. A ideia é, depois deste trabalho estar um bocadinho mais consolidado e estar mais estável, então, agora em 2022, arriscarmos um bocadinho mais”, conclui.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category