A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) apelou ao Governo para que neste período de festividades seja suficiente exibir o Certificado Digital Covid da União Europeia, para aceder a espaços públicos como restaurantes, hotéis ou alojamentos turísticos.
Com o aumento do número de casos e a aproximação do Natal e da passagem de ano, tem-se manifestado uma escassez de testes, aliada à dificuldade com que as pessoas se têm deparado quando pretendem realizar os testes à Covid-19.
Em comunicado, a AHRESP explica: “Nomeadamente os insuficientes postos e as extensas filas que se têm verificado quer nos postos de testagem, quer nas farmácias, constituem um forte desincentivo à testagem e vão levar ao afastamento dos clientes dos espaços onde os testes serão obrigatórios”.
Estes espaços são precisamente estabelecimentos de alojamento turísticos e de restauração que, com as novas medidas implementadas pelo Governo, já registaram cancelamentos de reservas para o período de festividades.
Desta forma, e não havendo uma resposta por parte do Estado ao nível dos testes e da testagem, a AHRESP apela: “Que neste período seja suficiente exibir o Certificado Digital Covid da UE, para aceder a estes espaços”.