Com a parceria da NOVA SBE, Cashcais é o nome do projeto que a Câmara de Cascais vai lançar em breve, uma moeda digital que será posta em circulação através de uma aplicação móvel com o objetivo de ajudar a economia local. A data oficial de lançamento ainda não foi anunciada, mas o autarca Carlos Carreiras já tinha assumido este projeto como uma das apostas para o início do seu terceiro mandato.
Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais refere num vídeo da autarquia sobre o projeto: “Estamos a trabalhar há mais de um ano com a Universidade Nova de Lisboa, com a Nova SBE, exatamente para montar todo este processo da moeda digital local muito assente nos três principais vetores da sustentabilidade: o ponto de vista social, ambiental e vista económico”.
A autarquia esclarece ainda que através da Cashcais, o município pretende dinamizar a economia local no concelho, “sempre que fizer compras nos parceiros aderentes, o utilizador recebe um cashback (devolução de uma percentagem)”.
Em relação às áreas ambiental e social, “as boas práticas que ajudem a diminuir a pegada ecológica e as disparidades sociais no concelho vão ser recompensadas em Cashcais, sendo que as boas práticas ou ações que promovam a saúde dos próprios munícipes e que ajudem a melhorar a sua qualidade de vida serão igualmente recompensadas”, acrescenta a autarquia.
Carlos Carreiras considera, no mesmo vídeo, ser este “um passo gigantesco em frente”, numa matéria que considera que “muitas autarquias a nível mundial vão aplicar nos seus territórios”, permitindo assim incrementar a economia local.
No âmbito da parceria entre a Câmara de Cascais e a Nova SBE, está a ser feito um inquérito com o objetivo de avaliar e analisar o mercado, tendo como perguntas o nível de rendimento mensal, o estado profissional, o concelho de residência e a relação com o concelho de Cascais.