A Huawei, empresa de tecnologias de informação e comunicação (TIC), juntou-se à iniciativa Aliança para contribuir para a igualdade de géneros nas TIC. A iniciativa foi lançada no âmbito do programa Engenheiras por um dia, que tem como objetivo a inclusão digital das mulheres no setor da engenharia e tecnologia, consolidando e estruturando formas de cooperação sistemáticas e de divulgação do trabalho realizado pelas entidades parceiras.
De acordo com o ranking Women in Digital do Digital Economy and Society Index 2021, as mulheres que são especialistas em TIC, em Portugal, são uma minoria, 1,8%. Quanto aos homens, o número situa-se nos 6,2%.
“Queremos fazer parte da solução e, por isso, procuramos partilhar o nosso know-how e colaborar com todas as partes interessadas no sentido de esbater as diferenças que ainda se verificam entre os géneros não só no acesso à educação, como ao mercado de trabalho”, afirma Toni Li, CEO da Huawei Portugal.
Já Sandra Ribeiro, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, realçou que “é determinante que os agentes económicos se juntem a estas iniciativas, para que a igualdade de género seja uma realidade no mais curto espaço de tempo em Portugal”.
A iniciativa Aliança foi promovida pela secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão.