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Carina Meireles, consultora financeira (Foto: Divulgação)

Quatro dicas para que os seus clientes paguem mais rápido

Por: Carina Meireles, consultora financeira

Gerir um negócio não é fácil, sendo muitas vezes necessário determinados procedimentos e organização de processos que permitam um bom planeamento e uma gestão mais criativa, permitindo um impacto mais direto nos resultados da empresa no tempo. Para isso é necessário uma otimização adequada dos recursos, uma gestão eficaz e eficiente, um controlo orçamental enquadrado com o previsto pela empresa em relação ao seu negócio, etc.

Estes e outros fatores, se bem desenvolvidos e acompanhados, podem fazer a diferença, com impactos significativos também nos resultados da empresa.

E como uma das formas de alavancar o seu negócio é que os seus clientes paguem mais rápido, aqui ficam quatro dicas para ajudar a que se isso torne possível:

1. Deixe bem claro as condições. É das coisas mais importantes que deve fazer para deixar os seus clientes informados dos prazos de pagamento que existem e que devem ser cumpridos. Este tipo de informação deve estar de forma clara e detalhada nas políticas da empresa, bem como com todo o pormenor nos contratos apresentados aos clientes para que saibam bem com o que contam;

2. Faça perguntas aos clientes. Entenda o porquê de eles estarem a demorar a pagar. Desta forma vai poder também perceber se pode fazer algo para mudar e ajudar a ter o cumprimento dos prazos de forma mais rápida. Temos de perceber de onde vem o problema e como podemos resolver, focando-nos na solução;

3. Organize internamente procedimentos para que tudo corra conforme previsto, nada como começar de dentro para fora, de forma a prevenir também atrasos internamente no futuro. É fundamental saber e ter uma equipa preparada, para lidar com situações de clientes com atrasos nos pagamentos, tendo em consideração o tempo de atraso. Os clientes que já se encontram em atraso, têm um impacto bastante significativo nos resultados, o que faz com que muitas vezes a empresa tenha de gastar mais dinheiro. Definir procedimentos adequados em equipa é fundamental para minimizar gastos, ainda mais nesta situação atual, com o impacto da inflação, com os preços da energia, dos combustíveis, das matérias-primas a subir dia a após dia;

4. Alerte os clientes com antecedência. Muitas vezes é enviada a fatura e a empresa fica a aguardar o pagamento, o que pode ainda atrasar mais o processo. Pode e deve relembrar, à medida que o prazo de pagamento se aproxima, para que seja mais fácil e não tenha de perder tempo e mais dinheiro, caso o cliente se atrase.

Estas são algumas das dicas que podem ajudar a sua empresa a coordenar melhor os recebimentos e a permitir que o cliente se sinta acompanhado em todo o processo.