Por: Maria Carvalhosa
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou, esta quarta-feira, que o Governo vai manter a vigilância para perceber se as gasolineiras estão a aproveitar a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) a fim de aumentar as margens dos combustíveis. Reforçou, assim sendo, que o executivo não hesitará em atuar caso se comprove que existem gasolineiras a incumprir a redução do preço.
“Vamos manter uma vigilância muito atenta para verificar o que se passa relativamente às margens e como ontem disse o ministro do Ambiente o Governo não hesitará em tomar as medidas necessárias se verificarmos que há um abuso nas margens aproveitando a redução da tributação”, assegurou António Costa, em declarações transmitidas pela RTP3.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) revelou que realizou “durante o dia de ontem [segunda-feira], uma monitorização, a nível nacional, em 71 postos de abastecimento de combustível, direcionada à verificação da implementação da nova medida de redução dos preços dos combustíveis, resultante da descida do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP)”.