Segunda-feira, Dezembro 30, 2024
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Famel volta ao ativo com moto elétrica na Expomoto 2022

Por: Nuno Rodrigues e João Monteiro

A Famel volta a lançar-se no mercado motorizado com a Famel E-XF, uma moto elétrica com um motor de cinco velocidades, 7.1 CV e refrigerada a ar ou água e que está a ser apresentada na Expomoto 2022, que começou esta quinta-feira e termina no domingo, dia 8 de maio.

Uma das maiores empresas de motorizadas em Portugal entre as décadas de 1960 e 1980, a Famel enfrentou muitos desafios ao longo dos anos e até mesmo a falência em 2002. Em 2014, Joel Sousa, licenciado em engenharia automóvel, anunciou o projeto de revitalização da marca e a criação e produção de um novo protótipo elétrico, a Famel E-XF, 17 anos depois de a empresa ter fabricado o último modelo da marca, a Famel Electron, uma novidade na época dos primórdios do mercado de motociclos elétricos.

“O facto de ser a Famel e o potencial, não querendo ser pretensioso, toda a gente se lembra da Famel, principalmente do ponto de vista de modelos antigos, vários modelos característicos que dão um grande portefólio à marca e que coloca o tal potencial lá em cima”, afirmou Joel Sousa, diretor-geral e refundador da FAMEL, em declarações exclusivas à PME Magazine, quando questionado sobre a razão de ter agarrado o projeto de revitalização da marca.

A Famel desenvolveu a nova E-XF e está disponível em dois modelos, a Café Racer (que dá para apenas um ocupante) e a Clássica (para dois ocupantes), podendo ambas vir em duas versões, equivalentes a cilindradas de 50 e de 125 centímetros cúbicos e podendo atingir os 100 quilómetros por hora.

A empresa de motorizadas procura agora um investimento de cerca de dois milhões de euros para investir em homologação, desenvolvimento, marketing e internacionalização da marca.

Com mais de 1200 intenções de compra para ambas as edições disponíveis da E-XF, o mercado nacional e internacional está preparado para receber a nova moto, refere Joel Sousa. Com uma nova imagem, máxima segurança, conforto e diversão para uma condução citadina mais responsável e sustentável, a marca quer posicionar-se como uma referência internacional no setor da mobilidade elétrica e atingir o potencial que o diretor-geral da Famel acredita.

Em 2017, a Famel chegou mesmo a apresentar um protótipo na Web Summit, contudo, o feedback não foi positivo e isso foi um “choque em vários aspetos” levando mesmo à interrupção do projeto durante dois anos, segundo Joel Sousa. Em março de 2021, a Famel apresentou a XF-17 eletrificada com um crowdfunding em outubro sem grande investimento, porém, trouxe alguns investidores nacionais e internacionais.

Ao todo, 30 motos foram reservadas até ao fim de abril de 2022, revelou o diretor-geral da empresa de motorizadas.

A aposta na moto elétrica, veio agitar um pouco a associação da Famel “com o fumo e o barulho” e, segundo Joel Sousa, é uma chamada de atenção e uma forma de se destacarem no mercado que é ainda predominado por motos a gasolina.

Ambos os modelos do novo protótipo da Famel, na sua versão 125, têm também a versão exclusiva e limitada de Embaixador, numerada de 1 a 300, que serão as primeiras a ser entregues no primeiro trimestre de 2023 com a entrega das restantes esperada para o segundo trimestre.

“Foi um processo longo, porque queríamos garantir não só a qualidade do produto final, mas também a fidelidade ao modelo que encantou os fãs da marca durante décadas. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, finalizou Joel Sousa.

O modelo final produzido pela Famel será lançado oficialmente para o mercado no decorrer de 2023.

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