Por: Diana Mendonça
A Motorline é uma PME portuguesa sediada em Barcelos, que desenvolve e produz sistemas de automatização para residências, indústrias e controlo rodoviário, com o objetivo de simplificar a vida das pessoas. Falámos com o CEO, André Viana, e fomos conhecer os principais desafios que esta empresa enfrenta com a incerteza do contexto atual.
André Viana, fundador e CEO da Motorline, empresa portuguesa sediada em Barcelos que desenvolve e produz sistemas de automatização para residências, indústrias e controlo rodoviário, queria desenvolver algo único e diferente e, inicialmente, alavancou o seu negócio numa atividade ligada ao ramo automóvel, que exerceu até 1989. No entanto, na altura ainda pouco se sabia sobre o futuro do setor e, por isso, o CEO enveredou por outros caminhos que foram, posteriormente, desaguar à criação desta marca.
“Durante esse período, frequentei várias formações relacionadas com a atividade automóvel e, nessa altura, um dos meus formadores alertou-me para o futuro incerto que o ramo automóvel poderiaenfrentar. Esse alerta despertou-me e foi então que comecei a pensar numa outra alternativa para o futuro. Com o conhecimento, experiência e tecnologia que já conhecia do ramo automóvel, comecei a desenvolver produtos para automatizar portas e portões”, conta André Viana, em entrevista à PME Magazine.
Entre 1990 e 2000, a empresa foi crescendo e ganhando quota no mercado. Desde esta altura que o CEO tinha o “desejo de alargar horizontes e internacionalizar a marca”, contudo, isto só se vem a realizar entre 2010 e 2012, momento em que a marca dá o salto e alcança novos resultados, surgindo, então, a Motorline.
Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.