Por: Diana Mendonça
Resolver o problema do tempo de paragem não programado dos veículos causado por avarias foi a razão que levou à criação da Stratio Automotive. Falámos com Miguel Franco, VP de desenvolvimento do negócio, para saber mais sobre como resolver este desafio.
Transporte mais eficiente, mais sustentável e acessível a todos.” É este o propósito da Stratio Automotive, empresa portuguesa que utiliza a inteligência artificial para antecipar as falhas e avarias dos veículos.
Segundo Miguel Franco, VP de desen-volvimento do negócio na Stratio, as frotas automóveis, quer de transporte de mercadorias quer de transporte de passageiros, têm uma grande componente de intervenção humana, o que “limita tanto a eficiência das operações de transporte público como a quantidade de pessoas que podem ser deslocadas”.
De forma a colmatar as ineficiências de reparação, manutenção, custos e produti-vidade, a Stratio Automotive desenvolveu um algoritmo avançado de inteligência artificial e machine learning. Esta tecnologia permite analisar “biliões de pontos de dados de sensores de veículos e transforma-os em inteligência preditiva que permite aos operadores de transportes saber quando um componente pode falhar antes de o fazer”, explica o responsável.
Com este sistema, as empresas de pesados de passageiros e mercadorias podem ir mais além da abordagem preventiva.
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