Home / Empresas / Ambiente / Novas baterias para automóveis elétricos chegam a Portugal pelas mãos de empresa chinesa
Automóveis elétricos
A empresa CALB chegou a um entendimento para a criação de uma fábrica de baterias para automóveis elétricos em Portugal (Fonte: Pexels)

Novas baterias para automóveis elétricos chegam a Portugal pelas mãos de empresa chinesa

Por: Marta Godinho

Com objetivo de criar “bases industriais na Europa”, a empresa chinesa China Aviation Lithium Battery Technology (CALB) chegou a um entendimento para a criação de uma fábrica de baterias para automóveis elétricos em Portugal.

Ainda sem acordo legalmente vinculado, a CALB anunciou, esta quarta-feira, em comunicado à bolsa de valores de Hong Kong, um memorando de entendimento com uma subsidiária da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

O futuro acordo prevê para Portugal “direitos de superfície, com o objetivo de montar uma fábrica de ponta mundial, altamente inteligente, informatizada e automatizada, com zero emissões de carbono”, disse a empresa chinesa.

Para além de Portugal, a CALB, em dezembro de 2021, já tinha anunciado um acordo com a Drees & Sommer, empresa alemã, para a planificação da primeira fábrica na Europa que, por ano, poderia vir a produzir baterias com capacidade total de 20 GWh.

A empresa chinesa foi considerada, em 2021, a terceira maior fabricante chinesa de baterias para automóveis elétricos, segundo a associação industrial, China Automotive Power Battery Industry Innovation Alliance.