Por: Marta Godinho
Foi no passado dia 19 de novembro que foi inaugurada a nova unidade industrial da Luís Silvério & Filhos, empresa de congelação e preparação de pescado e cefalópodes, em Valado dos Frades, que servirá como novo centro de operações. As novas instalações, que criaram 30 postos de trabalho, representam um investimento de 16 milhões de euros. Adicionalmente, 84 postos de trabalho já estão ocupados entre as unidades da Nazaré, Valado dos Frades, Peniche e Lisboa.
A fábrica tem uma capacidade de produção de 15 mil toneladas de peixe congelado, 10 mil toneladas de peixe refrigerado e 840 toneladas de peixe salgado ou seco, sendo que a nova unidade industrial tem cerca de 9500 metros quadrados.
O projeto da nova fábrica ganhou contornos em 2020 e apresenta tecnologia avançada nos processos de transformação, embalamento, congelação e secagem. Todos eles com recurso a métodos sustentáveis, uma vez que 30% da energia elétrica é feita através de painéis fotovoltaicos e com iluminação natural feita por 116 tubos solares.
A cerimónia iniciou com a chegada dos membros da comitiva e com o descerramento da placa comemorativa e com visitas guiadas à fábrica, tendo terminado com a degustação de iguarias confecionadas com o pescado da Luís Silvério & Filhos e com o cântico de parabéns à empresa que, fundada em 1987, comemorou 35 anos, este mês. O evento contou com a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho e do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.
A Luís Silvério & Filhos é uma empresa de congelação e preparação de pescado e cefalópodes da Nazaré. Esta nova unidade industrial em Valado dos Frades é o atual centro de operações, processamento, inovação e desenvolvimento da empresa.