Por: Martim Gaspar
O aumento do custo de vida, provocado pela guerra na Ucrânia, levou muitos consumidores a mudarem os seus hábitos de consumo, mas a Black Friday, que decorre esta sexta-feira pode mudar tudo. O estudo “O que esperar da Black Friday em plena crise do custo de vida”, da Boston Consulting Group, revela que 80% dos inquiridos sentem-se ansiosos com o aumento dos preços e 75% afirmam-se preocupados por uma possível recessão económica.
Com o objetivo de ajudar as marcas e retalhistas a prosperarem e a maximizarem as vendas, a Boston Consulting Group elaborou o estudo, com a participação de 9000 consumidores de três continentes diferentes, que foram inquiridos sobre a sua participação na semana de descontos. Os resultados mostram que a maioria dos consumidores (95%) planeia aproveitar os descontos da Black Friday, sobretudo para realizar as compras de natal.
O estudo aponta que é necessário que as empresas invistam na sensibilização dos consumidores para as ofertas de que dispõem, em campanhas publicitárias para atrair a atenção de consumidores indecisos e ter sempre em conta a satisfação do cliente.
Além dos padrões atuais, o estudo revela algumas tendências emergentes, sobretudo em consumidores millenials e da geração Z, que procuram cada vez mais comprar localmente (51%), em segunda mão (37%) e a empresas com objetivos específicos (40%). Devido ao crescimento das compras sustentáveis, é necessário que as empresas continuem a investir em iniciativas verdes e disponham de produtos em conformidade.