Home / Opinião / A consultoria e a transformação digital no atual ecossistema organizacional
Abaco Consulting
Nuno Figueiredo, Board Member da Abaco Consulting (Foto: Divulgação)

A consultoria e a transformação digital no atual ecossistema organizacional

Por: Nuno Figueiredo, board member da Abaco Consulting

Ao longo dos últimos dois anos, essencialmente com o surgimento da pandemia da Covid-19, temos tido a oportunidade de observar uma rápida evolução e centralização do papel fulcral que a consultoria digital está a assumir no mundo dos negócios. Estima-se que até ao final de 2023 o mercado global deverá ultrapassar os 53 mil milhões de dólares. Hoje em dia, podemos mesmo afirmar que todas as empresas, sejam elas de pequena, média ou grande dimensão necessitam de uma consultoria digital adequada ao seu negócio e que seja constante para se manterem no topo.

Mas então o que é que entendemos por consultoria digital?

A consultoria digital inclui uma extensa lista de serviços relacionados com o mundo virtual, nomeadamente assistência SEO, aconselhamento em IT, cloud, entre outros. Embora se refira a uma multiplicidade de serviços, a consultoria digital centra-se, principalmente, na implementação eficiente de estratégias empresariais através de plataformas digitais, otimizando todos os recursos disponíveis de forma a criar um melhor desempenho e agilidade da empresa, em todos os seus processos de negócio. Os consultores especializados em TI são vistos como a peça-chave dos negócios, na medida em que fornecem uma estratégia de dados relacionada com os objetivos empresariais.

Por outro lado, também a transformação digital tem caracterizado o nosso dia a dia pessoal e laboral, seja através da implementação novos modelos de trabalho, seja por parte das grandes empresas do setor tecnológico que estão a utilizar aplicações para otimizar as formas de fazer negócio, impulsionado o crescimento em novos mercados. Segundo o Guia Semestral Mundial da Transformação Digital da IDC, os gastos mundiais em tecnologias e serviços que permitem a transformação digital, dos dias de hoje, vão atingir 1,97 triliões de dólares em 2023.

Com a digitalização da sociedade, as empresas sentem-se obrigadas a olhar para a transformação digital como um objetivo estabelecido. Neste sentido, identificamos 4 benefícios associados à transformação digital nos negócios.

  1. Experiência do cliente

No coração do digital podemos identificar a experiência do cliente. Muitas empresas estão cada vez mais conscientes disto, com 92% dos líderes a desenvolverem estratégias sofisticadas de transformação digital para melhorar a experiência do consumidor.

  1. Informação credível baseada em dados

Quando falamos em digital, falamos automática em métricas e análise de dados. A utilização de insights orientados por dados pode ajudar as organizações a compreender melhor os seus clientes, e também a repensar as estratégias empresariais, ajudando a tomar melhores decisões, e abrindo caminho para um maior ROI.

  1. Maior colaboração entre departamentos

A transformação digital oferece uma excelente oportunidade de união em toda a organização, uma vez que os líderes a constroem sobre a congruência digital. Quando estamos todos alinhados com um objetivo comum, a resolução de problemas torna-se mais fácil.

  1. Maior agilidade e inovação

Com a transformação digital, as empresas proliferam, alimentadas pela inovação. Quando se trata de iniciativas de transformação digital, 68% das empresas classificam a agilidade entre os três principais benefícios.

É fundamental, numa era onde tanto se fala de tecnologias de informação, consultoria e transformação digital, e-commerce, entre outros temas, que as empresas continuem a sua jornada de transformação, adaptando os seus métodos, modelos operacionais e de negócio, ao novo contexto, exigências do mercado e do consumidor. Ainda há muito trabalho pela frente. Já todos percebemos que “novo normal” será pouco “normal”.

Estaremos, realmente, preparados?