Por: Joana Mendes
O mercado mundial da indústria dos eventos prevê um crescimento mais de 13%, até ao ano de 2028.
Através da participação no Observatório de Tendências MarTech, denominado “Chaves e Tendências no Marketing B2B no setor tecnológico”, desenvolvido pela Omnitel, é possível verificar que um em cada dois marketeers B2B, representando 53,7%, concordam que os eventos presenciais são uma estratégia essencial para a promoção de uma marca, a fidelização de clientes e gestão de clientes.
Os roadshows são os eventos mais frequentes a acontecer de momento e, de acordo com a Verified Market Research, o mercado global para a indústria de eventos irá crescer mais de 13% anualmente, ou seja, passará de 886, 99 mil milhões de dólares em 2020 para 2,19 triliões de dólares em 2028.
De acordo com a equipa de eventos da Omnitel no comunicado enviado às redações, os principais procedimentos a ter em conta na realização de um evento são: compreender as expetativas e objetivos dos clientes e definir o conceito, juntamente com a estratégia; refletir sobre o espaço do evento; planeamento do processo de análise e compreensão do público, com o intuito de impactar as suas emoções; gerar uma estratégia contínua de emoções, através da personalização e criação de experiências únicas para os participantes, desde o pré-evento até ao pós-evento; estabelecer objetivos; preparação atempada do evento; ser diferenciador, mediante um local emblemático, orador conhecido ou uma atividade atrativa; dinamizar o evento, dando a oportunidade de estimular a interação da marca e criar novas experiências e facilitando o networking e a identificação da marca; pensar que o cliente quer mais do que streaming ou webinars; tirar partido do telemarketing B2B e, por fim, ter em consideração os imprevistos, preparando respostas para conseguir responder aos mesmos.
“Um evento não se trata apenas de trabalho, deve também entreter, motivar, inspirar e ajudar a construir redes e equipas. É por isso que é importante planear ações para criar emoções a partir do momento em que uma pessoa recebe o convite para o evento”. Em relação aos roadshows, acrescenta “cada vez mais clientes confiam em roadshows como forma de apostar na proximidade e personalização, elevando os eventos a cada local onde existem novos clientes”, explica Esther Martin, diretora de eventos da Omnitel.