Por: Djeisibel Lopes
Os estudantes da European Innovation Academy (EIA) 2023 apresentaram um projeto baseado em Inteligência Artificial (IA) para ajudar radiologistas no diagnóstico e informar de forma mais rápida os pacientes dos resultados do tratamento seguinte.
O BreastScreening-AI, desenvolvido por três estudantes portugueses, pretende responder à elevada taxa de erros médicos e à demora no diagnóstico por imagem médica.
Outra inovação presente no top 10 da EIA 2023 é a Canary, um projeto que tem como objetivo a redução da taxa de mortalidade e consequentes perdas financeiras na indústria mineira, através de uma rede de sensores IoT que coletam os dados das minas e calculam as condições futuras de mineração.
Entre as preocupações dos estudantes da EIA está a necessidade de encontrar soluções para a sustentabilidade ambiental do planeta.
Neste sentido, a Blastica Solutions criou um combustível ecológico com plásticos não reciclados para a redução dos resíduos de plástico e emissões de COE, e o Re:public adaptou as embalagens circulares reutilizáveis à futura legislação a UE e às regras de sustentabilidade e reciclagem.
Os restantes projetos do top 10 foram o LeGut, o BoomTickets, CarbonLX, SmartGarden Coffee, Beacon e Wiso.
Durante a EIA, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre novos conceitos e de aplicá-los ativamente através de workshops, sessões práticas e competições.