Por: Djeisibel Lopes
A Lenovo anunciou os resultados do primeiro trimestre do ano, onde alcançou um rendimento líquido de 191 milhões de dólares (cerca de 185,8 milhões de euros) numa base não relacionada com as Normas de Relato Financeiro de Hong Kong (HKFRS).
O Grupo quer continuar a tomar medidas para manter o seu rácio expenses-to-revenue resiliente e no sentido de impulsionar uma rentabilidade sustentável, enquanto investe no crescimento e na transformação.
O aumento do investimento em inovação a médio prazo é outra das prioridades da empresa, que tem investido na utilização da Inteligência Artificial (IA) pelas empresas em todo o mundo.
Apesar das condições macroeconómicas dos últimos três meses, a Lenovo vê sinais de estabilização do mercado e acredita na recuperação do mercado de dispositivos para clientes.
“A nossa atividade orientada para os serviços registou um forte crescimento e uma rentabilidade sustentada. O nosso conjunto de receitas não relacionadas com computadores pessoais aumentou ainda mais, de ano para ano, demonstrando a eficácia dos nossos motores de crescimento diversificados”, conta Yuanqing Yang, CEO da Lenovo.
O responsável garante continuar otimista quanto à recuperação da atividade nos próximos trimestres e confiante sobre a posição a longo prazo, de modo a proporcionar uma rentabilidade e um crescimento sustentável no futuro.
Para os próximos três anos, a tecnológica, classificada em terceiro lugar a nível mundial em termos de infraestruturas de hardware de inteligência artificial, pretende investir em dispositivos de IA de forma a aumentar a produtividade dos seus clientes.
A Lenovo encontra-se também a liderar o caminho na conceção da próxima geração de sistemas de IA com tecnologia NVIDIA, que pretende ajudar profissionais de todo o mundo a trazer aplicações de inteligência artificial generativas para utilizadores de todos os setores.
A empresa vê ainda o futuro dos computadores com IA como uma combinação disruptiva e híbrida de tecnologias, inaugurando deste modo uma funcionalidade melhorada e experiências realistas imersivas.
Já a nível das operações, a tecnologia é usada como forma de aumentar a eficiência e a tomada de decisões no fabrico inteligente da empresa na cadeia de fornecimento e no serviço ao cliente.