Por: Djeisibel Lopes
A Metalogalva, uma empresa do VigentGroup, comprou a metalomecânica da Marinha Grande Electrofer, tendo em vista uma nova estratégia de crescimento.
A empresa do setor da metalomecânica passou por um processo de reestruturação conduzido pelo fundo de capital de risco CoRe Capital, que implicou a injeção de capital, a qualificação do quadro técnico e o reforço das competências de gestão.
Este processo permitiu ao negócio registar um crescimento de vendas de cerca de 30% e uma quase triplicação do EBITDA entre 2019 e 2022.
“Estamos muito satisfeitos com esta operação, que nos permite assegurar um reforço imediato da nossa capacidade produtiva, respondendo às solicitações dos atuais clientes da Metalogalva e da Electrofer e ao potencial do mercado”, revela Sérgio Silva, presidente do conselho de administração da Metalogalva.
Pedro Araújo e Sá, sócio da CoRe Capital e presidente do conselho de administração da Electrofer, explica que “o processo de recuperação da Electrofer cumpriu integralmente os objetivos para os quais o fundo CoRe Restart foi criado: recuperar empresas devolvendo-as mais fortes ao mercado e em condições de integrarem grupos líderes nacionais, nos quais a Metalogalva se destaca como um exemplo de excelência, criando mais valor para a economia portuguesa e, em simultâneo, rentabilidade para os investidores do fundo CoRe Restart”.
A Metalogalva, que em maio inaugurou a primeira unidade produtiva nos Estados Unidos da América, estima encerrar o ano de 2023 com cerca de 2.400 colaboradores.