Home / Empresas / Câmara de Lisboa apoiada pelo Plano de Investimento Europeu
navios cruzeiro Lisboa PME Magazine
Vista da cidade de Lisboa (foto:DR)

Câmara de Lisboa apoiada pelo Plano de Investimento Europeu

Apoio europeu irá ajudar na “regeneração urbana” de Lisboa.

 

A Câmara Municipal de Lisboa vai receber financiamento pelo Plano de Investimento Europeu, também chamado de Plano Juncker. O projeto é apresentado, esta segunda-feira, no Pátio da Galé, em Lisboa, com a presença do presidente da Câmada, Fernando Medina, do primeiro-ministro, António Costa, do presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Serner Hoyer, e do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

Em comunicado, a Representação da Comissão Europeia em Portugal refere que o financiamento contribuirá “para a regeneração urbana da cidade e para apoiar o seu crescimento e competitividade”.

“O projeto tem um forte foco na inclusão social. Lisboa tornar-se-á assim no primeiro município da UE a beneficiar diretamente do apoio do Plano Juncker”, lê-se no comunicado.

Em setembro, a autarquia já anunciara a conclusão do acordo com o BEI, de forma a “desenvolver, ao longo da próxima década, prioridades centrais em matéria de desenvolvimento nas áreas da requalificação e regeneração urbana, mobilidade suave, habitação social.

O investimento insere-se no Plano de Investimentos da Cidade de Lisboa 2016-2020.

Já o Plano Juncker, assim conhecido por ter sido lançado pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, insere-se nas medidas tomadas para a dinamização e desenvolvimento da União Europeia (UE).