Por: Redação
O Doutor Finanças, empresa especializada em finanças pessoais e familiares, lançou um Simulador de Salário Líquido 2024, atualizado com as novas tabelas de retenção na fonte de IRS.
Com este simulador, os trabalhadores dependentes conseguem assim calcular, de forma simples e rápida, quanto vão receber ao final do mês entre setembro e dezembro e perceber o impacto das novas tabelas de retenção na fonte no seu rendimento líquido.
“Sempre que existem alterações nas tabelas de retenção na fonte, é habitual existirem dúvidas. Desta vez, a complexidade é superior e a probabilidade de confusão também, visto que, até ao final do ano, existirão duas tabelas distintas. Para simplificar, atualizámos o Simulador de Salário Líquido para que seja possível perceber qual o impacto das tabelas no seu rendimento nos diferentes momentos”, refere Sérgio Cardoso, administrador com o pelouro da Academia Doutor Finanças.
No Simulador de Salário Líquido 2024, os contribuintes têm a possibilidade de selecionar o período para o cálculo (até agosto; setembro/outubro; e a partir de novembro), o que permite identificar e comparar diretamente os resultados da aplicação das diferentes tabelas.
Nos meses de setembro e outubro os trabalhadores dependentes vão fazer descontos menores, de forma a “recuperarem” as retenções feitas em excesso até então. Devido a este acerto, muitos contribuintes não vão mesmo descontar qualquer valor em setembro e outubro, explica o Doutor Finanças em comunicado.
A partir de novembro, estarão em vigor novas tabelas, já sem o efeito de retroatividade, mas com taxas mais baixas do que as aplicadas até agosto. A taxa mais baixa passa de 13,25% para 13%, a seguinte de 18% para 16,5%, e assim sucessivamente.