Home / Empresas / Quem são as empresas que estão a ajudar os bombeiros e as populações afetadas pelos incêndios?
Entrega de refeições (Reprodução Facebook Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil)

Quem são as empresas que estão a ajudar os bombeiros e as populações afetadas pelos incêndios?

Por: Ana Vieira


Com 48 incêndios em curso, 5 252 operacionais no terreno, 1 674 meios terrestres e 34 meios aéreos empenhados, de acordo com o balanço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil feito esta quarta-feira, às 11h00, também vão aumentando as ajudas de empresas. 

De acordo com a Proteção Civil, a McDonald ‘s, com cerca de 200 restaurantes em Portugal, vai oferecer menus a todos os bombeiros que se encontrem“em trânsito no cumprimento da sua função” até ao dia 4 de outubro.

“A iniciativa representa um ato de solidariedade e um reconhecimento público pela dedicação e espírito de sacrifício dos milhares de Bombeiros que, diariamente, defendem a floresta contra incêndios e garantem a segurança e proteção das populações”, lê-se na publicação.

Também o Continente, do grupo empresarial Sonae, vai recolher ou entregar bens aos bombeiros.

De acorco com a Proteção Civil, todos os elementos dos Corpos de Bombeiros e da Proteção Civil podem proceder à recolha de bens em qualquer loja Continente, bastando que se dirijam ao espaço de Apoio ao Cliente. Em alternativa, as Corporações de Bombeiros, que não tenham capacidade de se deslocarem às lojas Continente, o Continente vai proceder à entrega dos bens solicitados (ex: água, leite, barritas, energéticos e fruta), nas bases de apoio logístico da Proteção Civil, nas zonas envolventes (Mangualde, Paredes, Albergaria-a-Velha e Chaves). A ajuda também poderá ser pedida através do site, na área Missão Continente.

Também durante este terça-feira, a Proteção Civil anunciou o apoio aos bombeiros por parte da Prio, BP, Galp, Cepsa e Repsol, no âmbito da sua ação de responsabilidade social.

Assim, estas empresas estão a disponibilizar combustível aos Corpos de Bombeiros, que se encontram envolvidos nas operações de combate aos incêndios rurais na Sub-região de Aveiro e na Sub-região da Área Metropolitana do Porto. Estas empresas estão a providenciar o abastecimento gratuito dos veículos operacionais empenhados no teatro de operações, numa rede de postos de abastecimento na zona afetada.

A LASO Transportes também emitiu um comunicado onde se “coloca à disposição dos Bombeiros e Proteção Civil os seus serviços de logística e transportes especiais”.

A empresa oferece os seus serviços para “o transporte de materiais, equipamentos e qualquer necessidade que possa surgir no combate a esta ameaça devastadora”.