Quinta-feira, Dezembro 26, 2024
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Explorar casos práticos de utilização da IA generativa em pequenas empresas

Por: Francisca Merchan, Senior Sales Manager for SMBs na AWS Iberia


A conversa em torno da inteligência artificial (IA) generativa tem suscitado tanto entusiasmo como ceticismo. O potencial da IA é inegável, com aplicações como os chatbots a melhorarem o serviço ao cliente e os algoritmos de Machine Learning (ML) a detetarem fraudes ou a preverem falhas no equipamento. Mas, muitas vezes, há uma lacuna entre o entusiasmo e as aplicações práticas, o que faz com que as pequenas e médias empresas (PME) se perguntem se também podem participar nas processos de implementação de IA.

De acordo com um inquérito da Statista nos EUA, 44% dos proprietários de PME e responsáveis de marketing afirmaram que a sua maior preocupação relativamente à utilização da IA e/ou da tecnologia de automatização para o marketing era a segurança dos seus dados; em seguida, o preço da implementação da tecnologia, com 41%. Isto realça a importância de operações eficientes para as PME, uma vez que estas se esforçam por equilibrar a produtividade com restrições orçamentais para se manterem competitivas. A verdade é que, com a estratégia certa, qualquer empresa desta dimensão pode encontrar formas acessíveis de utilizar a IA e tomar decisões baseadas em dados que impulsionam o negócio. Mas como?

Não é necessária uma equipa interna especializada em ciência de dados, muito menos uma elevada capacidade de computação para começar. No entanto, a democratização da IA – juntamente com o advento de muitas ferramentas e serviços que oferecem soluções com pouco ou nenhum código e modelos de pagamento conforme o uso – mudou esse cenário. Na cloud, pode beneficiar das capacidades de IA sem necessitar de muitas competências técnicas.

Dito isto, há um pré-requisito: ter dados digitalizados na cloud. Antes de se iniciar neste ‘mundo’, qualquer empresa deve avaliar os dados que tem guardados e a capacidade que tem de recolhê-los. Estes podem incluir ficheiros de texto, folhas de cálculo, vídeos, imagens e muito mais. Se ainda não estiverem na cloud, terão de ser migrados, onde podem ser utilizados para formação e afinação de modelos.

Uma vez concluído o reconhecimento dos dados, o passo seguinte é avaliar os potenciais casos de utilização, para satisfazer as necessidades da empresa. Com estes definidos, pode então explorar as opções disponíveis. Uma delas passa por utilizar os dados para treinar o seu próprio modelo ou pegar num modelo existente e fazer-lhe pequenos ajustes (para isto é necessária uma equipa interna de IT). Outra opção seria utilizar um modelo de base existente e utilizá-lo nas suas aplicações. No caso de não ter uma equipa de IT, a sugestão é trabalhar com consultores qualificados.

Eis algumas formas fáceis e básicas de utilizar a IT generativa para resolver desafios do mundo real das PME:

1. Criar e otimizar conteúdos
As ferramentas de IA generativa podem ajudar as PME a criar e otimizar conteúdos para websites, blogues, plataformas de redes sociais e educação. Desde a criação de descrições de produtos até à elaboração de cursos, a criação de conteúdos através da IA simplifica o processo.

Por exemplo, a Dende.ai transforma a forma como os estudantes de todo o mundo aprendem novos conteúdos e reveem conceitos-chave. A empresa criou uma plataforma que permite que os alunos façam upload do seu material de estudo e recebam uma versão resumida – bem como cartões de memória – em questão de segundos. A empresa utiliza várias inovações possibilitadas pela IA generativa para conseguir esta forma rápida e fiável de otimizar tempo nos estudos.

2. Envolver o cliente através de campanhas de marketing personalizadas
Com as soluções desenvolvidas com IA, as PME podem fornecer campanhas de marketing personalizadas ao seu público-alvo. Ao analisar os dados e o comportamento do cliente, a IA generativa permite a adaptação do conteúdo de marketing por correio eletrónico, os anúncios nas redes sociais e as recomendações dos websites, o que resulta num maior envolvimento do cliente e taxas de conversão.

3. Integrar chatbots de apoio ao cliente
A criação de chatbots personalizados permite que as PME forneçam um apoio ao cliente mais eficiente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Estes chatbots alimentados por IA podem tratar de questões mais rotineiras, fornecer recomendações de produtos e até ajudar a concluir compras. Isso permite uma maior satisfação do cliente e reduz custos. Além disso, permite que a equipa de apoio ao cliente trabalhe em questões que realmente requerem um envolvimento mais personalizado.

4. Encontrar respostas e tendências escondidas em dados não estruturados
Um caso de utilização interessante para a IA generativa é a pesquisa através de dados não estruturados – como vídeos, ficheiros de texto, correio eletrónico e imagens – para produzir rapidamente resultados de pesquisa precisos e relevantes. Ao contrário da pesquisa tradicional baseada em palavras-chave, é possível interpretar a intenção por detrás de pesquisas abstratas e devolver resultados que correspondam ao significado implícito. Isto permite uma pesquisa natural, uma vez que se utiliza uma linguagem de conversação, em vez de se indicarem palavras-chave exatas. Ao utilizar o poder da IA generativa, os motores de pesquisa podem fornecer resultados mais precisos, completos e fáceis de utilizar por humanos ao analisar grandes quantidades de dados.

5. Processar imagem e vídeo
As capacidades de IA generativa estendem-se ao processamento de imagem e vídeo, ao abrirem oportunidades para PME em setores como o comércio eletrónico, o retalho e o entretenimento. Existem serviços, como o Amazon Rekognition, em que as empresas podem automatizar tarefas como a marcação de imagens, a moderação de conteúdos e a análise de vídeos, melhorando a produtividade e a experiência do utilizador.

Sabemos que PME têm grandes sonhos quando se trata de expandir os seus negócios e a promessa da IA entusiasma-os, mas podem não saber por onde começar. Quando os dados passam a estar na cloud, isto pode ajudá-los a melhorar a criação de conteúdos, otimizar os esforços de marketing ou melhorar o apoio ao cliente. A IA generativa oferece soluções práticas que antes estavam fora do alcance de muitas pequenas empresas, mas que podem tornar-se uma realidade.

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