Por: Constança Ladeiro
A Páginas Amarelas, especialista em produtos e serviços digitais para Pequenas e Médias Empresas, está a dar apoio gratuito a empresas que pretendam candidatar-se à atribuição de Vales Digitais.
Os Vales Digitais constituem uma das medidas inscritas no Plano de Recuperação e Resiliência, um programa de âmbito nacional em execução até 2026 para repor o crescimento económico.
Os Vales Digitais podem ser utilizados para investir em soluções digitais e marketing digital, como websites, lojas online e campanhas publicitárias. Os valores variam entre 500 € e 1.500 €, acumuláveis até um máximo de 2.000 €.
A consultoria e suporte da Páginas Amarelas às empresas interessadas em efetuar as candidaturas aos Vales Digitais não aporta qualquer custo e insere-se nas prioridades estratégicas da marca para 2025, designadamente no impulso à transição digital das PME.
Segundo João Souto, CEO da Páginas Amarelas, “Estamos cientes de que a conjuntura económica atual dificulta a muitas PME o investimento na sua transição digital e também sabemos que os processos de candidatura a incentivos de caráter nacional e europeu podem ser complexos e confusos”.
Páginas Amarelas disponibiliza esclarecimentos para apoiar as PME no processo
Em resposta à PME Magazine, João Souto, afirma que o suporte da Páginas Amarelas inclui a recolha da informação, envio e articulação com as entidades que representam e promovem o incentivo em causa, nomeadamente a DGAE (Direção-Geral da Administração Escolar) e o IAPMEI- Agência para a Competitividade e Inovação.
Além disso, a empresa compromete-se a manter este apoio quer no âmbito deste incentivo, quer de outros que surjam ou mesmo na sua ausência.
As PME que pretendam candidatar-se devem verificar se pertencem aos CAEs (Códigos de Atividade Económica) especificados pela DGAE e pelo IAPMEI. A lista pode ser consultada no site oficial do IAPMEI, mas a Páginas Amarelas também disponibiliza esclarecimentos para apoiar os empresários no processo, explica o CEO à PME Magazine.
O maior desafio para as PME é a transição digital
A transição digital continua a ser um grande desafio para muitas PME em Portugal. De acordo com João Souto, as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas incluem definir a digitalização como uma prioridade estratégica, disponibilizar tempo e recursos para implementar as mudanças necessárias e ganhar confiança no impacto positivo das suas soluções digitais.
O CEO da empresa conclui, explicando à PME Magazine, que “Acreditamos que as PME necessitam de intensificar o nível de investimento em digitalização, potenciando os seus negócios e a sua produtividade, e que este incentivo é uma forma de, com pouco esforço, sentirem os benefícios e impactos que estas iniciativas geram nos seus negócios”.