Por: Redação
A Guerin, rent-a-car portuguesa, foi distinguida pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) com o Selo da Igualdade Salarial, pelo segundo ano consecutivo.
O Selo da Igualdade Salarial, promovido pela CITE, certifica as entidades empregadoras que demonstram práticas exemplares no cumprimento do princípio de “salário igual para trabalho igual ou de igual valor”, como explicado em comunicado às redações.
A distinção, atribuída anualmente, certifica o compromisso contínuo da empresa em garantir que mulheres e homens colaboradores da Guerin sejam remunerados de forma justa por trabalho de igual valor, tendo como objetivo a eliminação das disparidades salariais.
Delfina Acácio, diretora geral da Guerin, sublinha que “para nós, na Guerin, a igualdade salarial não é um mero princípio legal, mas sim uma obrigação moral de todas as empresas e um pilar essencial das mesmas, traduzindo o respeito pelo talento, independentemente do género”.
Afirma ainda que esta iniciativa da CITE é um incentivo relevante para que cada vez mais empresas se comprometam a levar a sério a igualdade salarial, promovendo práticas justas e equitativas que, no fim, beneficiarão toda a sociedade”, conclui a diretora geral da empresa.
Apesar dos avanços na redução das desigualdades salariais em Portugal, o número de empresas que alcançaram esta distinção em 2024 foi de 14.797, um valor que continua a ser reduzido face ao total de 1.453.728 empresas ativas no país, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Neste sentido, esta distinção reforça a relevância do reconhecimento atribuído à Guerin que, atualmente, conta com 243 colaboradores, dos quais 104 são mulheres.