Por: Catarina Sargento
A Valantic, empresa especializada no desenvolvimento de software e soluções digitais, lançou um acelerador para impulsionar a transformação digital das Pequenas e Médias Empresas (PME) da indústria de discrete manufacturing, denominado Valantic Manufacturing Solution.
Este tipo de indústria, em oposição ao método de produção contínua, envolve a montagem de artigos distintos e individuais, como automóveis, eletrónica ou mobiliário.
O acelerador foi, segundo um comunicado da Valantic, certificado pela SAP, um produtor mundial de software para a gestão de processos empresariais. O seu desenvolvimento foi feito por especialistas com mais de 20 anos de experiência no setor.
Esta nova solução, baseada no SAP S/4HANA Cloud Public Edition e SAP Analytics Cloud, permite diminuir o tempo de “implementação para apenas quatro meses e apresenta um investimento inicial competitivo, tornando a adoção do SAP mais acessível e estratégica para as empresas do setor”.
Valantic Manufacturing Solution atribui às PME mais eficiência
Nuno Figueiredo, Managing Director da Valantic BT, em resposta à PME Magazine explica que os principais desafios da digitalização das PME do setor de discrete manufacturing, passam pela “fragmentação dos processos”, “a falta de visibilidade e controlo operacional”, “o elevado custo de implementação” e “a necessidade de escalabilidade e crescimento sustentável”.
A Valantic Manufacturing Solution foi desenvolvida para solucionar estes problemas. Por isso, o acelerador permite que as PME integrem os seus processos de forma eficiente, através de um ERP modular, sistema de gestão empresarial.
Solução destaca-se por modelo de investimento acessível
Para se destacar de outras soluções disponíveis no mercado, a Valantic Manufacturing Solution foi desenvolvida para “ser uma abordagem acelerada, modular e especializada no setor de discrete manufacturing”.
O facto de se basear no SAP S/4HANA Cloud Public Edition permitiu “atualizações automáticas, menor necessidade de infraestrutura e custos operacionais reduzidos”.
Para além disto, a integração com o SAP Analytics Cloud proporciona painéis visuais avançados e indicadores-chave de desempenho (KPIs) em tempo real. “Com esta ferramenta, as empresas conseguem identificar falhas operacionais, reduzir desperdícios e aumentar a produtividade, tornando a operação mais eficiente e ágil”, afirma Nuno Figueiredo.
Já o SAP Joule, um copiloto de inteligência artificial com agentes incorporados, permite “aumentar a produtividade, automatizar tarefas e fornecer insights acionáveis em tempo real”, num investimento a rondar os 140 mil euros.
Acelerador soluciona desafios das PME
Esta solução “foi projetada para aumentar a eficiência operacional e reduzir custos nas PME do setor de discrete manufacturing”, atuando “em várias frentes críticas para garantir um processo de digitalização mais rápido e eficaz”.
Entre os fatores que diferenciam esta solução estão “a implementação acelerada”, a remoção da “necessidade de infraestrutura física”, reduzindo os “custos associados a servidores locais”, tornando as PME mais atrativas e preparadas para as adversidades do mercado, conclui o Managing Director da Valantic BT à PME Magazine.