Por: Mafalda Marques
As empresas de Executive Search surgiram após a Segunda Guerra Mundial nos Estados Unidos da América, numa fase de grande crescimento económico. Nos últimos anos, a crescente importância das pessoas, a globalização, a complexidade do mundo dos negócios e o acesso a novas ferramentas de recrutamento tem levado as empresas a tornar-se crescentemente exigentes, o que tem originado a necessidade de serviços mais especializados.
Para José Bancaleiro, managing partner da Stanton Chase Portugal, ”no Executive Search não chega dominar as técnicas de recrutamento, tem de se entender o negócio, conhecer o setor, perceber a cultura e a forma de funcionamento”.
O Executive Search, ou caça talentos, é um trabalho de consultoria especializado que inclui um profundo trabalho de análise do negócio, setor, empresa e função, a pesquisa de potenciais candidatos no mercado alvo previamente acordado com o cliente, a avaliação de candidatos com utilização de metodologias avançadas e eficazes, o apoio na negociação das condições de admissão e o acompanhamento da sua integração.
Leia o artigo na íntegra na edição digital da PME Magazine.