Sábado, Fevereiro 22, 2025
InícioEmpresasComo abrir o seu primeiro negócio em sete passos

Como abrir o seu primeiro negócio em sete passos

Ano novo, vida nova. Muitos sonham com a possibilidade de abrir um negócio próprio e o início do ano pode ser o mote de que precisa para finalmente passar à ação.

Há contudo, que planear bem esta aventura. A revista brasileira Exame compila os sete passos que deve ter em conta para abrir um negócio.

 

Saiba quais são:

  1. Estude bem a sua ideia: primeiro que tudo é preciso saber qual a sua ideia de negócio, mas antes disso é preciso estudar bem essa ideia, fazer uma pesquisa de mercado e perceber se o seu produto faz sentido, aconselha Luís Henrique Stockler, da consultora ba Stockler;
  2. Faça um plano de negócio: defina a sua atividade principal, proposta de valor, público-alvo, parcerias, fontes de receita e crie uma estrutura de lucros. Mais importante, nunca deixe de considerar imprevistos financeiros. Há várias formas de estruturar um plano de negócios. Se tem dúvidas pode usar o Business Model Canvas, aconselha a Exame.
  3. Procure um bom local para se instalar: se precisa de uma sede física, procure um bom local para basear a sua empresa. Hoje em dia, não faltam escritórios e hubs com várias soluções empresariais à medida.
  4. Aprofunde os conhecimentos de gestão: é você quem vai gerir o seu negócio, por isso é essencial pensar em todos os fatores que o envolvem e para isso é importante melhorar as suas noções de gestão.
  5. Encontre um mentor: é importante que tenha alguém a quem recorrer em caso de dúvidas, alguém que o aconselhe e que tenha já alguma experiência no seu ramo de negócios. Ter um mentor pode revelar-se crucial tanto no início, quando é preciso delinear um plano de negócios e saber que direção tomar, como mais à frente, quando passar por desafios inesperados. Além disso, explica a Exame, um mentor pode contribuir para alargar a sua rede de networking.
  6. Faça um plano de atividades: depois de ter o seu plano de negócios, estudos de mercado, uma base e um mentor está na hora de atuar: crie então o seu calendário de atividades e dê vida ao seu negócio.
  7. Viva também online: é muito importante ter uma presença digital depois de ter o seu negócio montado. “Além de divulgar o seu produto ou serviço, a sua marca também começa a ser lembrada pelas pessoas, incluindo seu público-alvo”, defende Gilbeto Braga, professor de finanças do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC).
PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category