O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, defendeu, esta quinta-feira, o lançamento de uma taxa turística da cidade, que deverá ser pensada para um próximo mandato autárquico.
Falando no ECO Talks, no Porto, Rui Moreira considerou que “não seria correto lança-la agora”, com as eleições à porta, mas que seria “um tema interessante para debater” com os candidatos à presidência da Câmara.
Para o autarca, esta taxa deve ser utilizada para “diminuir o peso da pegada turística”, evitando que o setor assuma as proporções de Barcelona, ou na Mouraria, em Lisboa, “que expulsou cidadãos”.
Rui Moreira rejeitou a ideia de que o turismo esteja a expulsar a população da cidade e sublinhou que o “mérito” do crescimento do turismo na Invicta deve-se “aos agentes económicos, que são extremamente ativos”.
Questionado sobre o que ficou por fazer neste mandato, o edil referiu que há vários projetos interessantes em curso, nomeadamente a requalificação do Mercado do Bolhão, esperando que no próximo mandato “a maturidade de alguns desses projetos” possa ser materializada.