Por: Ana Rita Justo
Há 41 anos nascia em Portugal a empresa que se tornaria dona do império das garrafas de plástico. Hoje presente em 16 países, a Logoplaste continua a desmistificar o poder deste material odiado por muitos, mas que cada vez ganha mais adeptos no mundo do consumo.
Corria o ano de 1976 quando Marcel de Botton fazia nascer a Logoplaste. Empresa familiar especializada na área das embalagens de plástico rígido que hoje já está presente em 16 países diferentes com mais de dois mil trabalhadores. E é nas mãos do filho, Filipe de Botton, que este negócio prossegue de vento em popa no objetivo da internacionalização.
Depois de consolidado o mercado português, Espanha foi a primeira opção óbvia para internacionalizar a empresa, em 1992. Explica-nos o CEO, Filipe de Botton, que na altura o modelo escolhido não foi o melhor.
“Achámos que geríamos Espanha a partir de Portugal e esse foi o nosso erro. Como dedicamos uma fábrica a um parceiro e em 80% dos casos as nossas fábricas estão dentro das instalações do parceiro, isso obriga a que tenhamos a capacidade de poder falar dos mesmos temas culturais”, explica o responsável, razão pela qual têm hoje em dia “pessoas autóctones” a gerir as fábricas além-fronteiras.