Home / Tecnologia / ECONOMIA / “A Bloq.it quer revolucionar o e-commerce” – João Lopes
João Lopes, COO e co-fundador da Bloq.it (Foto: Divulgação)
João Lopes, COO e co-fundador da Bloq.it (Foto: Divulgação)

“A Bloq.it quer revolucionar o e-commerce” – João Lopes

Por: Sara Fonseca 

A Bloq.it é uma startup que oferece cacifos inteligentes para ajudar as empresas de logística, retalho e e-commerce a serem mais sustentáveis. Inicialmente, começaram por instalar estes cacifos nas praias, mas com a pandemia a startup reinventou-se, focando-se não no hardware dos cacifos, mas sim no software, o que permite vender a tecnologia criada pela Bloq.it a outras empresas.

A PME Magazine quis saber mais sobre esta startup e porque se distingue das restantes empresas de cacifos inteligentes numa entrevista com João Lopes, COO e co-fundador da Bloq.it. 

PME Magazine (PME Mag.) – Quais os objetivos para 2022?

João Lopes (J. L.) 2022 será um ano em que queremos concretizar muitos objetivos de extrema importância para a Bloq.it. Em termos de equipa, trabalharemos para chegar a 30 pessoas até ao final do ano, com a entrada de colaboradores para as várias áreas, desde comercial, marketing, passando, claro, pela área tecnológica e de desenvolvimento de software

Seguidamente, temos também uma ambição de expansão. Depois de, em 2021, termos chegado a 12 países, a meta é agora expandir para mais quatro mercados ao longo de 2022. Mais do que internacionalizar, o objetivo passa por criar mesmo escritórios nos Estados Unidos, em Silicon Valley, e na Alemanha, com equipas próprias que permitam uma imersão total nestes mercados e o seu consequente crescimento.

A nível de lançamentos, além do constante desenvolvimento do nosso software, iremos criar novos produtos físicos, pertencentes ao mesmo segmento, de forma a facilitar o processo de e-commerce e entregas de encomendas. Estes produtos terão um impacto positivo para as empresas e consumidores, aproximando mesmo a Bloq.it dos próprios utilizadores.

PME Magazine (PME Mag.) – Quanto espera crescer a nível de faturação e equipa?

João Lopes (J.L.) Com a entrada de novos mercados e setores esperamos multiplicar em cinco vezes o volume de negócio do último ano, alcançando os 2 milhões de euros em faturação até dezembro.

PME Mag. – De que forma a startup permitirá reduzir o impacto ambiental dos seus parceiros?

J. L. – Os cacifos da Bloq.it permitem que o e-commerce seja mais sustentável e ambientalmente responsável, algo que vemos como uma resposta à urgência ambiental atual, mas também ao crescimento das compras online e entrega ao domicílio, tendências que a pandemia veio intensificar.

Desta forma, o e-commerce é, atualmente, uma indústria com impacto ambiental muito significativo, sendo os nossos cacifos uma solução para alterar esta realidade. Assim, o que tencionamos, e já estamos a aplicar com alguns parceiros, é que cada pessoa que encomende um produto online possa recolhê-lo num cacifo Bloq.it mais perto de si, na hora e dia que lhe for conveniente, depois de receber a nota de entrega via telemóvel.

Desta forma, com uma rede de cacifos completa, será possível que, numa só entrega, sejam deixadas inúmeras compras num mesmo cacifo, embora em compartimentos diferentes, o que permitirá que o estafeta reduza em muito os quilómetros e transportes, bem como o seu impacto ambiental com os meios de transporte.

PME Mag. – Quais são as principais razões pelas quais uma empresa deve adquirir um Bloq.it?

J. L. – Principalmente a versatilidade. Poder receber uma solução completa e desenvolvida com base nas suas necessidades. Temos projetos onde os cacifos permitem a receção de medicamentos nas farmácias portuguesas, mas outros, por exemplo, que permitem aos utilizadores deixarem a chave do carro para uma empresa de reparações automóveis.

No caso do retalho, setor onde estão muitos dos nossos parceiros, é possível referir inúmeras mais-valias, desde a maior rapidez e facilidade na entrega das encomendas, que exige menos recursos e distância percorrida, bem como a diminuição do impacto ambiental das empresas.

Além disso, ao sermos uma empresa local, conseguimos garantir um produto completamente alinhado com o mercado e um serviço de proximidade com os nossos parceiros nacionais.

O nosso objetivo máximo e a longo prazo é ser a empresa número um a nível mundial no que respeita a tecnologia para cacifos inteligentes

PME Mag. – Que tipo de empresas aderiram mais a esta tecnologia?

J. L. – Trabalhamos atualmente com uma grande diversidade de empresas, não só com empresas de uma dimensão ou tipo, bem como de diversos setores.

Desta forma, temos no nosso portfólio empresas de grande dimensão, como a Galp e a Glintt, bem como o El Corte Inglês, mas também empresas de média e pequena dimensão.

Isto porque o que temos sentido é que realmente o nosso produto e tecnologia são aplicáveis às diversas realidades e necessidades, não estando dependente da dimensão, nem do setor.

PME Mag. – Pretende continuar a distribuir hardware e software? Ou apenas se quer dedicar ao digital, tornando o seu negócio B2B (business to business)?

J. L. – No que respeita à nossa estratégia de negócio, em 2022, continuará a ter como foco principalmente o B2B, caminhando para o nosso objetivo de sermos líderes globais a nível de solução de tecnologia para cacifos inteligentes para empresas.

O mercado português é pequeno, e desta forma, a nossa estratégia passa por uma rápida expansão e internacionalização, um dos nossos grandes objetivos.

Tudo o que temos num cacifo Bloq.it é completamente feito por nós: desde o software ao hardware, algo diferenciador no mercado. No entanto, tencionamos também focarmo-nos cada vez mais no nosso software, desenvolvendo-o e tornando-o cada vez mais fácil de aplicar.

Apesar disso, o nosso hardware continuará a fazer parte do nosso negócio, já que temos uma solução forte e completa. É mesmo por isso que, este ano, lançaremos novos produtos físicos já que vemos espaço no mercado e essa necessidade.

Com esta solução completa, que liga software a hardware, conseguimos ir ao encontro da necessidade de cada empresa, quer procurem uma solução chave na mão, quer pretenda só a nossa tecnologia.

PME Mag. – Quais os países com quem trabalha mais, sem ser Portugal?

J. L.- Atualmente, trabalhamos em 12 países, entre os quais Espanha, França, Holanda, Lituânia, Alemanha, Estados Unidos, Croácia, Peru, Quénia, Suíça, e Egito.

Assim, apesar de o mercado português ser muito estratégico para nós, permanecendo como um dos locais em que queremos crescer, podemos já afirmar que 80% da nossa receita vem de outros mercados, algo que vemos como positivo.

PME Mag. – Qual a sua visão para o futuro da empresa? Quais os planos para o futuro?

J. L. – O nosso objetivo máximo e a longo prazo é ser a empresa número um a nível mundial no que respeita a tecnologia para cacifos inteligentes, algo para o qual temos vindo a trabalhar e a traçar um caminho nos diferentes países e continentes.

No entanto, temos outros objetivos bastante ambiciosos a longo prazo e que permitirão resolver problemas atuais que consideramos fulcrais na sociedade. Trabalhamos, assim, para que as pessoas recebam encomendas sem qualquer problema, de forma mais fácil e sem que tenham de ter contacto com um estafeta ou estarem a aguardar na sua casa, bastando dirigirem-se a um cacifo que lhe seja mais conveniente e perto. Assim, a Bloq.it quer revolucionar o e-commerce e o processo de entregas, tornando-o mais ágil para empresas e consumidores.