Por: Filipa Ribeiro
A Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e de Opinião (APODEMO) promove, no próximo dia 19 de outubro, no Museu do Oriente, em Lisboa, o seu congresso dedicado ao tema “Antecipar o futuro, descodificar as mudanças”.
Em entrevista à PME Magazine, João Ferreira, da direção da APODEMO, conta de que forma este encontro permitirá adotar uma abordagem de análise do futuro de curto prazo e respetivos impactos do setor dos estudos de mercado e opinião.
PME Magazine (PME Mag.) – O que podemos esperar do Congresso deste ano da APODEMO
João Ferreira (J.F.) – Conteúdos atrativos, oradores relevantes e uma interação ativa constituem os pilares do Congresso da APODEMO 2023. Nos conteúdos, será privilegiada a abordagem prospetiva do futuro de curto prazo, respetivos impactos no mercado e o contributo dos estudos de mercado para a obtenção de conhecimento. O painel de oradores é muito relevante e diversificado em experiências, sendo expectáveis intervenções muito interessantes e úteis. Podemos ainda esperar um dia de interação ativa entre todos os participantes, em todos os momentos, e que seja possível obter, refletir e partilhar conhecimento e experiências sobre os desafios e as novas realidades que nos esperam.
PME Mag. – “Antecipar o Futuro, Descodificar as Mudanças” é o tema. Porquê?
J.F. – Mais do que nunca, nos últimos 50 anos vivemos tempos de incerteza que dificultam de forma muito acentuada a tomada de decisão. A complexidade dos mercados, aliada à imprevisibilidade dos comportamentos de compra e consumo, impõe novos desafios a todos os que têm a responsabilidade de gerir e intervir na definição de propostas de valor. A capacidade para ganhar vantagem na antecipação de novas realidades está a revelar-se como requisito determinante na disputa competitiva. Sendo a atividade de pesquisa uma das vias mais eficazes para a antecipação de tendências, pretende a APODEMO, através deste Congresso, contribuir para a divulgação e partilha de conhecimento e experiências que permitam antecipar o futuro.
PME Mag. – O tema será dividido pelos módulos “O Poder da Antecipação: Valores e Comportamentos Emergentes” e “O Poder da Inovação: Novas respostas, Novas soluções”. O que se pode esperar de cada um dos painéis?
J.F. – O primeiro painel está vocacionado para a discussão sobre as tendências comportamentais já suscetíveis de identificar. Algumas destas tendências irão, provavelmente, introduzir pontos de rutura e criar novas realidades, para as quais todos necessitamos de estar preparados. O segundo painel está vocacionado para a abordagem de processos e técnicas que permitam materializar a antecipação das novas realidades e, simultaneamente, favoreçam a transformação do conhecimento obtido em propostas de valor diferenciadoras e acionáveis.
PME Mag. – Qual a importância deste evento para a atividade de estudos de mercado e opinião?
J.F. – O evento permitirá a toda a comunidade que interage, de forma direta ou indireta nas atividades de estudos de mercado e de opinião, ficar sintonizada com novos referenciais que, adicionados aos já possuídos, contribuirão para reforçar a capacidade para criar valor nas respetivas organizações. Sendo o processo de criar valor, por natureza, um trabalho conjunto entre as empresas de estudos mercado e opinião e a comunidade, iremos contar com a presença dos utilizadores dos nossos serviços, em particular, com os clientes.