Home / OPINIÃO / A deficiência e os desafios para 2021
nuno miguel fernandes deficiência no mercado de trabalho
Nuno Fernandes (Foto: Divulgação)

A deficiência e os desafios para 2021

Por: Nuno Fernandes

A Estratégia Nacional para as Pessoas com Deficiência 2021-2025, criada pelo Governo, dita que “a inclusão das pessoas com deficiência é um objetivo estratégico para a valorização de todos os cidadãos e cidadãs”, realçando também que “só uma sociedade que inclui todas as pessoas pode concretizar o seu verdadeiro potencial”.

Nesta estratégia, é referida a necessidade de definir objetivos que sirvam como forma de orientar esta inclusão, que “tem implicações transversais em todas as áreas das políticas públicas”, não deixando de ser realçada também a diversidade de diferença que existe entre as pessoas com deficiência, diferença essa que se sente não só no que toca aos desafios para a inclusão, mas nas próprias características de cada cidadão.

Assim, face ao programa acerca da Deficiência 2021-2025, considero muito importante que os cidadãos portadores de deficiência sejam inseridos definitivamente no chamado Princípio da Igualdade, dos quais, também fazem parte a Comunidade Homossexual. Os cidadãos portadores de deficiência devem fazer parte de uma sociedade mais aberta e abrangente a todos os cidadãos tem de enfrentar falta de respeito, marginalização ou preconceito. Todos nós devemos ser respeitados tal como somos e devemos ser aceites. Por isso, considero muito importante os nossos dirigentes políticos tomarem consciência de que todos são iguais e importantes, para que se possa construir uma sociedade mais justa.

Um dos meus grandes desafios para este ano de 2021 é superar com uma autoconsciência a situação pandémica que atravessamos e focar-me nessa autoconsciência, que me guiará neste novo confinamento. Assim, poderei alcançar essa plenitude. Esta pandemia criou uma nova forma de encararmos a empregabilidade e a forma como as empresas se têm adaptado à nova situação que o mundo atravessa. Se a comunidade deficiente for autoconsciente, o seu futuro a um curto prazo poderá ser melhor, primando o respeito pelo outro, sempre com otimismo e muita esperança.

Bem hajam.