Por: Ana Vieira
Apaixonado por tecnologia e design, André Marques da Silva, CEO do Grupo Marques da Silva é o representante de duas das marcas de luxo mais apetecíveis em Portugal, a Apple, com a GMS Store a ser a loja oficial da marca no nosso país, e a Bang & Olufsen, especializada em equipamentos de som e imagem de alta gama.
No mercado automóvel, onde começou, tem vários concessionários no sul do país, com 15 marcas, entre elas a chinesa BYD.
Em entrevista à PME Magazine, André Marques da Silva, recorda o telefonema do pai, quando estava dentro de uma loja Apple, nos EUA, como um “desafio irrecusável”.
PME Magazine (PME Mag.) – Como é que a passagem do ramo automóvel para a tecnologia aconteceu?
André Marques Silva (A. M. S.) – Não se tratou propriamente de uma mudança. O ramo automóvel é uma área que permanece viva e bem viva, com novas abordagens na área da mobilidade elétrica que nos levam para novos patamares.
No entanto, o que aconteceu foi uma daquelas histórias que são muito comuns, mas que servem para distinguir a ideia da ação, o que faz toda a diferença: a minha paixão pela tecnologia e design é muito antiga, no entanto, um dia o meu pai, telefonou-me dos EUA quando estava dentro de uma loja da Apple e perguntou-me o que eu achava de trazer a marca para Portugal. Era uma boa ideia, mas de difícil execução. As exigências da casa mãe são muitas, mas era um desafio irrecusável e que me apaixonou de imediato. A GMS Store nasceu dessa vontade de agir para além das ideias. A tecnologia é muitas vezes isso mesmo. Ação.
PME Mag. – Quando e como surgiu a GMS Store?
A. M. S. – A GMS Store surgiu em 2011, fruto de uma lacuna que existia então no mercado português relativamente à oferta de produtos tecnológicos de alta qualidade, nomeadamente da marca Apple. O grande objetivo foi preencher esse espaço, trazendo para Portugal uma experiência totalmente diferenciadora no que ao retalho de produtos tecnológicos diz respeito, oferecendo um serviço equiparado à qualidade premium dos produtos.
Não se trata só de oferecer produtos de topo (…)
Nessa altura, o mercado português não conseguia proporcionar a experiência de compra e o atendimento que os consumidores necessitavam. A ideia foi criar uma loja que não apenas comercializasse produtos premium de tecnologia, mas que também oferecesse uma experiência de compra fora do comum, alinhada com os padrões internacionais das marcas presentes na loja.
Posso dizer que este é o grande diferencial da GMS Store, o seu compromisso com a qualidade, exclusividade e inovação. Não se trata só de oferecer produtos de topo, queremos ser uma loja única onde quem procura um produto de luxo sabe que terá igualmente uma experiência de compra de elevada qualidade.
Neste sentido, e até aos dias de hoje, temos feito uma análise constante do mercado para descobrir formas de inovar, de nos adaptarmos às tendências do mercado e de irmos ao encontro das necessidades dos nossos clientes. Estes são pilares fundamentais que permitiram um crescimento exponencial da GMS Store ao longo dos últimos anos.
PME Mag. – Que características distintivas existem na Apple e na Bang & Olufsen?
A. M. S. – Começando pela Apple, e tendo em conta que dispensa apresentações, mais que o design ou a inovação, trata-se quase de um status. Esta é a principal característica de um produto Apple. Um produto de excelência, marcado por um minimalismo funcional e estético, com uma experiência de utilizador integrada e intuitiva. Os sistemas operativos são conhecidos pela facilidade de uso e pela harmonia entre os diferentes dispositivos da marca.
Já pensou em ter uma coluna na parede como decoração de interiores?
Já a Bang & Olufsen é sinónimo de produtos de áudio de altíssima qualidade. Uma marca conhecida pela excelência ao nível acústico aliada a um design com uma estética funcional e elegante. Mais do que produtos acústicos, diria que são verdadeiras obras de arte. Já pensou em ter uma coluna na parede como decoração de interiores? A B&O oferece esse tipo de peças com uma componente totalmente personalizável e única no mercado. Aqui, mais uma vez, as lojas e os serviços são projetados para transformar um ambiente doméstico num oásis audiovisual, combinando luxo, conforto e tecnologia.
A nova loja da Bang & Olufsen que abriu em Cascais é um retrato fiel do que afirmei, tendo sido pensada num formato de autêntica “casa”.
PME Mag. – Que razões o levaram a representar estas marcas em Portugal?
A. M. S. – Acima de tudo, as sinergias entre as visões e os valores dessas marcas e a nossa missão foi uma das razões que levaram a esta decisão. Ambas as marcas partilham o compromisso com a qualidade, a inovação, a experiência do cliente, alinhando-se perfeitamente com a nossa estratégia de oferecer produtos premium e serviços diferenciados no mercado português.
São marcas que também contribuem de forma significativa para demonstrar o contributo cada vez maior do Grupo Marques da Silva no mercado português, elevando o nosso valor e a confiança dos consumidores nas nossas lojas.
(…) inovar e adaptar os serviços que prestamos para atender aos padrões internacionais
Lojas como a Apple Premium Partner no Colombo ou o espaço exclusivo da B&O em Cascais, que referi anteriormente, são resultado da nossa presença, influência e contributo no mercado. Isto leva-nos, diariamente, a inovar e adaptar os serviços que prestamos para atender aos padrões internacionais, o que impulsiona, além da melhoria na oferta de produtos e serviços, a cultura de inovação dentro do próprio grupo.
PME Mag. – Que tipo de líder é o André Marques da Silva?
A. M. S. – Gosto de dizer que sou um líder adaptável, inovador e comprometido com a excelência e a experiência do cliente. É fundamental garantirmos a qualidade em todos os aspetos do negócio, desde os produtos oferecidos até ao atendimento ao cliente.
(…) ser um líder que se adapta rapidamente às mudanças
Num mercado em constante evolução, a adaptabilidade é uma característica essencial. Tenho procurado, ao longo do meu percurso, ser um líder que se adapta rapidamente às mudanças, seja em termos de tecnologia, preferências do consumidor ou condições de mercado. Isso é evidenciado pela capacidade da GMS Store em manter-se relevante e competitiva ao longo dos anos.
Entendo que as pessoas são o maior ativo de uma empresa. Valorizo o talento e invisto na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores. Procuro promover um ambiente de trabalho onde as competências são constantemente renovadas para atender às novas exigências do mercado e às preferências dos clientes.
Num setor como este é fundamental manter os colaboradores felizes para que o atendimento em loja seja de excelência. Só combinando formação e motivação é possível proporcionar ao cliente uma experiência ímpar.
PME Mag. – Quais são os principais desafios que enfrenta como empresário em Portugal?
A. M. S. – É inegável que um empresário português enfrenta inúmeros desafios. Podemos começar por falar na escassez de talento, onde a grande maioria dos empregadores portugueses revelam dificuldades em encontrar profissionais com os perfis desejados, fator que nos coloca sob pressão para investirmos em formação e desenvolvimento de competências, com o intuito de colmatar essa lacuna.
Também no panorama salarial e fiscal, Portugal é um país muito pouco atrativo, o que resulta numa dificuldade imensa de reter e acima de tudo de encontrar talentos. É por isso que cada vez mais precisamos de lideranças com elevada capacidade de adaptação, boas competências sociais e um forte sentido ético e moral.
A adoção de práticas sustentáveis e o investimento cada vez maior numa economia verde revelam-se desafios muito importantes. As empresas precisam de estar em consonância com as expectativas dos consumidores e as leis e regulamentos internacionais, adotando práticas que não só contribuem para salvaguardar o planeta, mas que também abrem novas oportunidades de inovação e negócio.
(…) experiências únicas e exclusivas são cada vez mais valorizadas pelos consumidores
No mercado do luxo, a personalização e a criação de experiências únicas e exclusivas são cada vez mais valorizadas pelos consumidores. Este é nosso desafio e aquilo que nos move a inovar e aperfeiçoar. Só assim será possível oferecer produtos e serviços que atendam às expectativas elevadas dos nossos clientes. A criação de ambientes que combinem rapidez, autenticidade e experiência personalizada são fundamentais para manter a satisfação e a lealdade do consumidor.
PME Mag. – E que medidas deveriam ser alteradas?
A. M. S. – É essencial que as políticas salariais sejam revistas, tornando-se mais competitivas face a outros países. Salários atrativos ajudam a reter e a atrair talento, combatendo a fuga de profissionais.
Investir em programas de capacitação e requalificação profissional é crucial. As empresas devem colaborar com instituições de formação para garantir que os currículos estejam alinhados com as necessidades do mercado de trabalho atual, especialmente em áreas de elevada procura. Falo também de incentivos fiscais e financeiros para a digitalização das empresas. Só assim será possível aumentar a competitividade. Programas de apoio governamental e subsídios podem ajudar as empresas, nomeadamente as PME, a adotarem tecnologias que melhorem a eficiência operacional.
PME Mag. – A GMS Store sente dificuldades em contratar? Que medidas têm implementadas para promover a retenção de talento?
A. M. S. – Temos desafios sim. A nossa formação é muito exigente e preparamos os nossos colaboradores para prestarem um serviço premium e proporcionarem uma experiência de loja sem paralelo. Sem isso, não há distinção face à concorrência. Nós somos e temos de ser sempre os melhores na experiência de loja.
Eu diria que a retenção de talento – pouca gente fala nisto – não reside apenas na remuneração, mas também na cultura organizacional. Este facto é crucial para reter talento no mundo empresarial. Há muito talento que se perde para o mercado internacional porque as empresas tardam em atualizar a sua cultura, criando condições de evolução e crescimento que são norma lá fora. Nesse aspeto, a GMS tem apostado muito na formação profissional – e vai apostar ainda mais nos próximos anos – bem como no desenvolvimento de um ambiente de trabalho que aposta na valorização dos nossos trabalhadores.