Por: Ana Vieira
Oeiras vai ser o ponto de encontro para debater como a Inteligência Artificial (IA) está a revolucionar e a redefinir o futuro das empresas, através das “Automaise Talks”, marcadas para o dia 25 de setembro.
A partir do Templo da Poesia, as “Automaise Talks” vão juntar líderes de diferentes setores empresariais para analisar o papel da IA na saúde mental dos trabalhadores, na produtividade das empresas e na transformação dos serviços de apoio ao cliente.
Em declarações à PME Magazine, Ernesto Pedrosa, CEO da Automaise, explica que “esta transformação pode parecer um desafio à primeira vista, mas a IA tem o potencial de ser um verdadeiro catalisador de eficiência, permitindo que as pequenas e médias empresas libertem custos e recursos de outras áreas, escalando mais rapidamente”.
Questionado sobre como podem as Pequenas e Médias empresas embarcar nesta transformação, Ernesto Pedrosa defende que a implementação de soluções de IA deve ser faseada e simples.
“As empresas tendem a começar por áreas específicas onde se pode obter um impacto rápido e tangível, como a automatização de processos repetitivos ou melhoria no atendimento ao cliente. Estamos a falar de 30 a 60 dias para implementar, sendo os resultados evidentes nos primeiros 30 dias após a implementação”, defende.
A automatização de tarefas repetitivas e administrativas, deve ser uma prioridade, libertando recursos para áreas mais estratégicas do negócio.
Assim, para o CEO da Automaise, as “soluções são projetadas para serem integradas de forma simples nas operações diárias das PME, permitindo que estas empresas adotem a transformação digital de maneira prática e acessível”, aumentando a competitividade.
As “Automaise Talks”, sob o mote “Smart Business with AI,” vão contar com dois painéis: O primeiro, agendado para as 10h30, contará com a participação de Ana Canteiro, Head of Customer Care da Galp, Ana Gonçalves, Secretária-Geral da APCC, e Ricardo Graça Fernandes, Head of Customer Service da Sonae MC, para um debate sobre como a IA está a redefinir o apoio ao cliente e a torná-lo num setor inovador e atraente para os trabalhadores.
O segundo painel irá permitir uma reflexão à forma como a IA está a impulsionar o bem-estar laboral e a retenção de talentos, com Manuel Alçada, Diretor Executivo da Happy Work, Rita Fontinha, Diretora de Trabalho Flexível da World of Work Institute e coautora do projeto piloto da semana de quatro dias de trabalho, e Zeinul Jamal, Diretor de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Intelcia.
O evento contará ainda com as intervenções de Ernesto Pedrosa, CEO da Automaise e Carlos Oliveira, Chairman da Automaise.