Home / Edições PME / A luz ao fundo do túnel

A luz ao fundo do túnel

Depois de um 2020 cheio de desafios, eis que – sem saber bem como – chegamos a 2021, um ano de grandes promessas e de tentar reerguer a economia. Com a vacinação para a Covid-19 em curso, surge uma nova esperança de normalidade.

Vídeo: NortFilmes

Para Portugal, as previsões de crescimento da economia oscilam entre as mais modestas, dos 1,7% previstos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, e as mais otimistas do Fundo Monetário Internacional, de 6,5%.

Sabemos, contudo, que a vida das empresas não será fácil neste primeiro semestre, que muitas continuarão com a sua operação em suspenso, na esperança de que a vacina faça a sua parte na imunidade de grupo, para que a economia possa depois fazer a sua e trazer mais emprego e mais qualidade de vida a todos.

No meio do caos, se algo houve que a pandemia trouxe de bom foi a aceleração da transição digital no país, aceleração essa materializada no Plano governamental de Ação para a Transição Digital, liderado por Vanda de Jesus, que em junho assumiu a direção executiva da missão Portugal Digital. É ela a voz da esperança nesta primeira edição de 2021. Apostar na formação e capacitação de pessoas, ao mesmo tempo que se faz o upgrade digital das empresas e dos serviços do Estado são os principais objetivos desta missão, que damos agora a conhecer.

Casos de sucesso não faltam, com o balanço dos 18 anos da Ergovisão, uma rede de óticas nascida em Viseu, e também da Padaria Portuguesa. A internacionalização da Salsa e a aposta da Hilti Portugal também surgem em destaque, numa edição em que o ambiente volta a estar na mira com a campanha liderada pela EGF e em que a responsabilidade social assume uma nova dimensão com o Manicómio. Casos de empreendedorismo como o da Paisagindo Bio e a importância da reinvenção das marcas portuguesas pelas mãos do grupo Valor do Tempo mostram que muito bons projetos continuam a alimentar o país.

Fazemos votos de um 2021 cheio de bons projetos, que resultam em cinco anos de PME Magazine a acompanhar a evolução das empresas no país.

Boas leituras e bons negócios!

Ana Rita Justo – Editora

Assine a PME Magazine em papel ou subscreva a edição digital aqui