Quarta-feira, Novembro 20, 2024
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“A minha comunicação é autêntica. Este é o Celso” – Celso Lascasas

Por: Ana Vieira


Celso Lascasas, um “eterno insatisfeito” começou a trabalhar como aprendiz de marceneiro aos 14 anos, na oficina de um tio, em Paredes. Aprendeu a arte, cresceu, mudou de emprego, juntou dinheiro para começar a sua própria marca e arriscou.

Hoje, a Laskasas conta com mais de 550 colaboradores, faturou 36 milhões de euros em 2023 e está presente em 60 países. Nas redes sociais, onde partilha a sua história (feita de conquistas e também dificuldades), pretende «mostrar que, para ser bem-sucedido, é preciso uma certa “dose de loucura” e “coragem para arriscar”».

 

PME Magazine (PME Mag.) – Como surgiu a Laskasas? 
Celso Lascasas (C. L.) – Eu comecei a trabalhar como aprendiz de Marceneiro, na oficina de um tio meu, com 14 anos. Aprendi a arte e juntei algum dinheiro, mas eu queria mais.

Com 21 anos saí dessa oficina e entrei para outra empresa, maior que a primeira. Aí fui crescendo, conquistei responsabilidades e ganhei mais experiência, muita na área de gestão.

Mas eu queria algo meu, queria mais. Queria ter a minha própria marca, que “Laskasas” se tornasse um nome respeitado e de confiança. Quando consegui juntar dinheiro suficiente abri uma pequena loja de compra e venda, em Ermesinde. Na altura não tínhamos produção como temos agora, era apenas eu e mais duas pessoas.

Desde o início que nos destacamos pelo nosso compromisso com a qualidade e excelência. Eu tenho uma vontade inabalável em crescer e inovar, que transferi para a cultura da marca. Somos dinâmicos e procuramos estar sempre à frente do mercado.

É graças a esta identidade que crescemos tanto, e continuamos a crescer.


PME Mag. – Quais são os principais marcos no crescimento da marca até aos dias de hoje?
C. L. – Um salto muito importante que a marca teve foi quando eu decidi abrir a primeira loja em Lisboa, em Alfragide. Este foi um dos pontos mais importantes. Desde que abri essa loja começámos a faturar o dobro.

Outro ano muito importante foi em 2012, quando consegui comprar algumas máquinas e começar com produção própria. Devido à crise financeira que vivíamos em Portugal, também foi nesta altura que percebi a necessidade que tínhamos em exportar, para não estarmos dependentes de apenas um mercado. Este investimento em exportação e comunicação para mercados externos começou em 2017, um marco crucial na história da marca.

 

Foto: Cadeirão Sophia, um dos best-sellers do catálogo atual, além do Sofá Modular Montreal, a Mesa de Jantar Isis, a Cadeira Lili, a Cama Bruny e o Aparador Cuba.

 

PME Mag. – Que traços e inspiração marcam as peças de mobiliário e design de interiores da Laskasas?
C. L. – O nosso processo de criação passa por uma compreensão profunda dos mercados que servimos e das últimas tendências. Adaptamos os nossos designs às necessidades e desejos dos nossos clientes.

Ao mesmo tempo, procuramos inovar com novas combinações de materiais e formas, sempre com o compromisso em garantir a qualidade dos nossos produtos.

Queremos estar ao mesmo nível de grandes marcas italianas. Para mim, sempre foram uma inspiração, um patamar a alcançar. Queremos ser uma referência mundial em mobiliário e decoração de interiores. Esse é o objetivo que nos motiva, e acredito que continuamos no caminho certo para o alcançar.


PME Mag. – Quando e como foi a internacionalização da marca?
C. L. – Percebi que a internacionalização da marca era uma necessidade em 2012. No entanto, apenas começámos com um investimento significativo em 2017. Inicialmente, devido à proximidade geográfica, exportávamos para o mercado espanhol.

Com o tempo, abrimos algumas lojas e criámos parcerias em vários países. A nossa presença nas maiores feiras internacionais do mundo também teve, e tem, um forte impacto na internacionalização da marca.

Estudamos e entendemos as exigências de cada mercado e ajustamos a nossa oferta e comunicação para melhor os servir.

Atualmente destacamos o Médio Oriente e os Estados Unidos como dois dos nossos mercados mais promissores. Também estamos a expandir e a conquistar vários mercados na Ásia. De momento exportamos para mais de 60 países em todo o mundo.


PME Mag. – O Celso Lascasas tem uma presença muito ativa nas redes sociais onde dá a conhecer a sua história, a sua equipa, o seu lado mais pessoal, às vezes com humor e incómodo à mistura. Quando comunica nas redes sociais que valores ou imagem pretende transmitir?
C. L. – Com a minha marca pessoal, quero mostrar ao mundo como construí tudo o que alcancei. Como cheguei onde estou hoje. Quero motivar outros para que o façam, e mostrar o que é preciso para cá chegar.

Acima de tudo, a minha comunicação é autêntica. Este é o Celso. Quero mostrar que, para ser bem-sucedido, é preciso uma certa “dose de loucura”. É preciso, é necessário, ter coragem para arriscar.

Eu sou um eterno insatisfeito. Quero sempre mais e isso também é importante. Essa ambição é importante para o sucesso.

Tanto na minha marca pessoal como na Laskasas, existe um foco em ajudar instituições e famílias mais desfavorecidas. Com a minha marca quero dar o exemplo a outros empreendedores e empresários, quero mostrar o impacto que podemos ter na comunidade e incentivá-los também a ajudar.

 

Vídeo: Reprodução Instagram Celso Lascasas

 



Atualmente, o Grupo Laskasas conta com mais de 550 colaboradores, com a produção distribuída entre três unidades fabris, somando uma área total de 45.000m². Em Portugal a marca tem 12 lojas, fora do país são cinco (Luanda, Dubai, Punta Cana, Londres e Doha), além de diversos parceiros e showrooms, distribuídos por mais de 60 países.

A Laskasas participa em diversas feiras internacionais como Maison et Objet (Paris), iSaloni (Milão), Decorex (Londres) e ICFF (Nova Iorque).

 

 

Artigo retificado às 14h30, dia 4.10.2024, sobre o número de colaboradores.

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