Home / Empresas / À procura do propósito comum com Mário Caetano 
mário caetano
Mário Caetano defende retiros corporativos para unir empresas e colaboradores (Foto: Divulgação)

À procura do propósito comum com Mário Caetano 

Por: Eduarda Coelho

Mário Caetano, empreendedor e coach português, quer ajudar pessoas e empresas a descobrirem o seu propósito comum, através da realização de retiros corporativos. O conceito baseia-se na união entre o propósito individual e o propósito empresarial para que pessoas e empresas cheguem a um objetivo comum. A missão é, por isso, aumentar o nível de cooperação, de entusiasmo e de produtividade dentro das empresas, evitando fenómenos como a “Grande Demissão”. Saiba mais sobre os retiros corporativos neste episódio do “Minuto Empresas”, no qual entrevistámos o coach Mário Caetano. 

Recentemente, o coach português lançou “Spiritual Mindset – Derrubando os limites da mente”, um documentário que mostra uma viagem de seis dias, na Serra da Estrela. No evento narrado, 14 pessoas partem em busca de um propósito maior para as suas vidas, passando por processos de meditação, respiração e imersão em águas geladas e que culmina com uma transformação da perceção de si mesmos. 

É com base neste princípio que Mário Caetano quer ajudar empresas e pessoas a encontrarem pontos em comum, promovendo a conjugação entre o propósito individual e o propósito da empresa.  

“Fala-se muito em produtividade, mas esta resulta, acima de tudo, do fogo interior que vem de um entusiasmo e de um propósito que, quando está consciente, as pessoas e as organizações tornam-se imparáveis”, afirma o coach. 

Estes retiros corporativos têm três pilares como base: o pilar do impacto, que pretende dar resposta à pergunta que impacto é que o indivíduo e a empresa querem deixar no mundo; o pilar da visão, ou seja, qual a visão que ambos têm em comum; e o pilar do mindset, isto é, que novos hábitos precisam de ser conjugados. 

Mário Caetano defende que estes encontros decorram fora do ambiente de trabalho, em contacto com a natureza, com duração de dois a sete dias. Os principais destinatários são as empresas que procuram desenvolver as suas pessoas, encontrando um propósito comum.