Por: Denisse Sousa
Na AbbVie, a missão principal é gerar um impacto notável na vida dos doentes, não só através do trabalho realizado em laboratório, mas também através das políticas de responsabilidade social. Conversámos com Carlo Pasetto, diretor-geral da AbbVie sobre como uma “semana de possibilidades” consegue mudar a vida daqueles que mais precisam.
Com uma política de responsabilidade social forte, a AbbVie, bio farmacêutica americana fundada em 2013, procura criar impacto na vida das pessoas dentro e fora dos laboratórios. Além do trabalho desenvolvido na área da saúde através do desenvolvimento de soluções terapêuticas inovadoras e disruptivas, a bio farmacêutica acredita que o impacto social deve ir além do medicamento.
Desde a sua criação, a AbbVie promove diversas iniciativas de responsabilidade social. Ajudar a melhorar a vida das pessoas nas comunidades em que estão inseridas, sejam doentes ou não, faz parte do ADN da empresa. A empresa acredita que a responsabilidade social deve ir mais além do que algo que está escrito no core do negócio, deve ser algo intrínseco a cada um dos seus colaboradores para que pequenos gestos possam fazer uma grande diferença.
“Procuramos assumir um papel ativo nas comunidades onde vivemos e trabalhamos. Queremos ter um impacto positivo na vida dos doentes, mas também na sociedade como um todo. Queremos contribuir para um mundo mais informado, mais saudável, mais justo”, explica Carlo Pasetto, diretor-geral da AbbVie Portugal.
Uma semana de possibilidades
Em 2018 foi criada a Week of Possibilites, projeto global de responsabilidade social da companhia que, todos os anos, envolve cerca de 9 mil voluntários em todo o mundo. Durante essa semana, os colaboradores da AbbVie são desafiados a pôr em prática uma iniciativa de responsabilidade social para retribuir à comunidade.
Um dos parceiros envolvidos nesta semana de responsabilidade social é a Fundação AFID Diferença, sediada em Alfragide, na Amadora, instituição dedicada à inclusão de jovens portadores de deficiência e cuidado a crianças e idosos.
“Como nos identificámos de imediato com os valores da AFID e acreditamos que para mudar o mundo não é necessário ir muito longe, oferecemos a nossa ajuda durante a Week of Possibilities”, explica o diretor-geral.
“Começámos por fazer obras de remodelação e pintura num espaço do Lar Residencial da AFID que não estava a ser utilizado e, posteriormente, os nossos voluntários montaram móveis novos e redecoraram o espaço. Desta ação resultou uma nova zona de lazer para os utentes, onde agora podem ver televisão, conversar, mas também dedicar o seu tempo a algumas atividades lúdicas, como a pintura e o artesanato”, adianta.
Além desta fundação, a farmacêutica apoia também outras instituições como a Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde (AJPAS), o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) e a Associação Portuguesa de Doença Inflamatória do Intestino (APDI). Em 2019, ajudou também a Academia do Johnson quando em conjunto criaram o “Escolher Viver”, um projeto de prevenção de comportamentos de risco destinado a crianças e jovens, que impactou mais de 3 mil alunos do concelho da Amadora.
“A nossa relação com estas e muitas outras associações é uma relação que se faz no dia-a-dia, uma vez que vamos trabalhando e colaborando em conjunto ao longo de todo o ano. E, além das já citadas, é importante não esquecer o apoio que é dado às muitas associações de doentes com quem trabalhamos em estreita colaboração no desenvolvimento de ações na promoção de mais e melhor saúde”, explica o diretor-geral.
Em todas as ações o objetivo nunca é forçar a intervenção, mas sim ajudar a resolver problemas identificados pelas próprias associações. Da parte das instituições, o feedback dessas ações é extremamente positivo e prova que as iniciativas nunca são um ato isolado, mas o manter de uma relação longa e de confiança.
“É extremamente gratificante vermos o antes e o depois, constatarmos que estamos realmente a contribuir para uma mudança positiva, a intervir em prol do bem comum”, conclui Carlo Pasetto.
Responsabilidade social em equipa
A consciência da responsabilidade social é passada a todos os novos colaboradores da AbbVie através de uma formação inicial, na qual é explicada a cultura da bio farmacêutica, os seus valores, a forma de atuar e o compromisso com a comunidade.
“É muito importante que todos os colaboradores se identifiquem com a cultura da companhia. Além de serem os melhores profissionais da área, são também pessoas extremamente dedicadas e empenhadas em marcar a diferença, em mudar a vida das pessoas para melhor”, reforça.
Parte do trabalho é desenvolvido pelo departamento de recursos humanos na formação contínua, no desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas que fazem parte da AbbVie.
“Ajudar os outros faz parte da nossa identidade, da nossa cultura e é algo que fomentamos todos os dias. Esta é a nossa forma de estar”, conclui Carlo Pasetto.
Recentemente, o Great Place to Work Institute atribuiu à AbbVie o Prémio de Responsabilidade Social.