Por: Filipa Ribeiro
A Yunit Consulting, uma consultora nacional especializada em pequenas e médias empresas, já abriu as candidaturas para a quinta edição dos Prémios Heróis PME. O objetivo é distinguir startups e projetos diferenciadores nas áreas da sustentabilidade, transformação digital e internacionalização.
Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova, e enquanto empresário representante dos valores distinguidos na competição, foi nomeado embaixador desta nova edição.
“Os Prémios Heróis PME representam o investimento das nossas empresas e demonstram a mudança de paradigma no nosso país, que cada vez mais aposta em ideias inovadoras e projetos pioneiros. Desempenhar o papel de embaixador da edição deste ano representa um compromisso para com todos os empresários, que investiram, ao mais alto nível, as suas competências e conhecimento”, sublinhou.
O objetivo desta quinta edição é premiar o sentido de coragem, persistência e resiliência e distinguir startups e projetos diferenciadores nas áreas da sustentabilidade, transformação digital e internacionalização que potenciaram o crescimento das empresas.
A introdução das categorias de Internacionalização e de Startup Revelação são a novidade deste ano. Através destas, a Yunit Consulting irá avaliar os critérios de capacidade exportadora e de projeção internacional dos projetos portugueses que fazem sucesso no mercado internacional e a pertinência de um negócio numa área inovadora ou desaproveitada para a economia.
A participação nos Prémios Heróis PME é gratuita e aberta a todas as pequenas e médias empresas, com exceção da categoria Startup Revelação, cujos participantes deverão cumprir os requisitos da definição de Startup determinada pelo regulamento. As inscrições estão abertas até 6 de março.
Serão selecionadas as cinco histórias que tenham a maior pontuação na categoria Geral Heróis PME, e três projetos finalistas nas restantes áreas premiadas – resultados que serão conhecidos a 27 de junho.
As anteriores edições dos Prémios Heróis PME têm corrido bem, o que para Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting, “é o reflexo do nosso esforço em acompanhar e orientar as PME nacionais, que constituem a maior parte dos negócios no nosso país”.
Até ao momento, o programa contou com mais de 450 candidaturas e permitiu distinguir 44 empresas, tendo como parceiros a VICTORIA Seguros, a SoftFinança, a SAGE, a PRA – Raposo, Sá Miranda & Associados, a Ticket Serviços, a Startup Portugal e a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.