Ano novo, vida nova. Muitos sonham com a possibilidade de abrir um negócio próprio e o início do ano pode ser o mote de que precisa para finalmente passar à ação.
Há contudo, que planear bem esta aventura. A revista brasileira Exame compila os sete passos que deve ter em conta para abrir um negócio.
Saiba quais são:
- Estude bem a sua ideia: primeiro que tudo é preciso saber qual a sua ideia de negócio, mas antes disso é preciso estudar bem essa ideia, fazer uma pesquisa de mercado e perceber se o seu produto faz sentido, aconselha Luís Henrique Stockler, da consultora ba Stockler;
- Faça um plano de negócio: defina a sua atividade principal, proposta de valor, público-alvo, parcerias, fontes de receita e crie uma estrutura de lucros. Mais importante, nunca deixe de considerar imprevistos financeiros. Há várias formas de estruturar um plano de negócios. Se tem dúvidas pode usar o Business Model Canvas, aconselha a Exame.
- Procure um bom local para se instalar: se precisa de uma sede física, procure um bom local para basear a sua empresa. Hoje em dia, não faltam escritórios e hubs com várias soluções empresariais à medida.
- Aprofunde os conhecimentos de gestão: é você quem vai gerir o seu negócio, por isso é essencial pensar em todos os fatores que o envolvem e para isso é importante melhorar as suas noções de gestão.
- Encontre um mentor: é importante que tenha alguém a quem recorrer em caso de dúvidas, alguém que o aconselhe e que tenha já alguma experiência no seu ramo de negócios. Ter um mentor pode revelar-se crucial tanto no início, quando é preciso delinear um plano de negócios e saber que direção tomar, como mais à frente, quando passar por desafios inesperados. Além disso, explica a Exame, um mentor pode contribuir para alargar a sua rede de networking.
- Faça um plano de atividades: depois de ter o seu plano de negócios, estudos de mercado, uma base e um mentor está na hora de atuar: crie então o seu calendário de atividades e dê vida ao seu negócio.
- Viva também online: é muito importante ter uma presença digital depois de ter o seu negócio montado. “Além de divulgar o seu produto ou serviço, a sua marca também começa a ser lembrada pelas pessoas, incluindo seu público-alvo”, defende Gilbeto Braga, professor de finanças do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC).