Home / covid-19 / Acabam os limites de lotação e o teletrabalho recomendado
Conselho de Ministros
Portugal mais perto de alívio total de restrições (Foto: Pexels)

Acabam os limites de lotação e o teletrabalho recomendado

O Conselho de Ministros decidiu, esta quinta-feira, acabar com a recomendação de teletrabalho, com o confinamento de contactos de risco e com os limites de lotação em estabelecimentos comerciais. Deixa, ainda, de ser necessário o certificado digital (salvo para o controlo de fronteiras) e acaba também a exigência de teste negativo para aceder a bares, discotecas, recintos desportivos e grandes eventos.

Mantém-se a exigência de teste negativo, com exceção para o certificado de terceira dose da vacina ou de recuperação, para visitas a lares e a pacientes internados em estabelecimentos de saúde e mantém-se, ainda, o uso da máscara nos espaços interiores onde é atualmente exigida.

A Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, afirmou à saída da reunião que este é “um momento muito importante, mais um passo para o regresso a uma vida normal”.

“O número de óbitos é ainda muito elevado: dados de ontem verificaram 46 óbitos e é o indicador que ainda se encontra mais distante dos objetivos definidos pelo ECDC”, acrescentou a ministra. É este o único indicador que não permite que Portugal avance para o nível zero do controlo da pandemia e o que separa Portugal do regresso à normalidade.