Por: Marta Godinho
O Prime Group é um grupo de empresas que se carateriza como consultoria de IT e engenharia e que se distingue pelas diferentes culturas organizacionais e diferente gestão e abordagem quanto ao mercado, seja ele nacional ou internacional. Em entrevista à PME Magazine, Daniela Costa, diretora executiva do Prime Group, fala-nos sobre o volume de negócios que tem vindo a aumentar, a importância na formação dos seus profissionais e as metas para 2023.
PME Magazine (PME Mag.) – Como carateriza a empresa?
Daniela Costa (D. C.) – Somos um grupo de empresas com culturas organizacionais bastante diferentes entre si, seja pelas diferentes pessoas que as compõem, seja pela sua diferente gestão e abordagem ao mercado. Ainda assim, conseguimos destacar vários pontos comuns ao grupo, nos quais gostaríamos de ressalvar a visão, paixão, inovação, crescimento. Somos uns eternos apaixonados pelo que fazemos, só isso nos permite todos os dias trabalharmos fora da nossa zona de conforto, sempre inspirados na nossa visão de chegarmos mais longe. Neste caminho procuramos sempre arriscar, acreditamos que só com o risco de falhar (e falhamos), conseguiremos inovar a nossa abordagem no mercado.
PME Mag. – Fale-nos um pouco do aumento do volume de negócios registado em 2022.
D. C. – O aumento do volume de negócios tem sido muito significativo de ano para ano, nunca verificámos um decréscimo. 2021 tinha-se revelado um ano muito positivo, acima da referência de anos anteriores, com um crescimento de cerca de 40%. 2022 trouxe-nos um crescimento de cerca de 30% com principal expressão no mercado português, francês e espanhol.
PME Mag. – Quais são os processos pelos quais os seus profissionais passam na formação da empresa?
D. C. – Somos um grupo bastante exigente e para trazermos essa exigência focamo-nos sempre na capacitação das nossas pessoas. É a nossa prioridade desde a integração, principalmente com o grande volume de contratação que temos de talento júnior. O grupo tem uma universidade de formação que se foca na capacitação de profissionais de gestão e recrutamento em todas as suas senioridades e cada empresa dispõe da sua área de formação em que desenvolve vários cursos comportamentais, técnicos e linguísticos. Nos últimos anos temos vindo a investir muito em e-learning, agilizando o acesso de cursos a todas as funções e geografias.
“Somos um grupo bastante exigente e para trazermos essa exigência focamo-nos sempre na capacitação das nossas pessoas”
PME Mag. – Quais foram as principais metas alcançadas em 2022?
D. C. – Destaco a abertura de novos escritórios, reforçando a proximidade de alguns mercados como Barcelona, Varsóvia e Wroclaw; o reforço do nosso posicionamento em mercados como a França, Espanha e Polónia; e o crescimento de equipas nearshore em projetos internacionais.
PME Mag. – Pretende continuar a alargar a empresa a um patamar internacional?
D. C. – É o nosso foco para os próximos cinco anos. Em 2023 teremos bastantes novidades neste âmbito.
PME Mag. – Quais são os objetivos da empresa definidos para 2023?
D. C. – Posso salientar a abertura de novas geografias, chegar a mais de 3500 colaboradores e o desenvolvimento de consultoria local no Reino Unido.